A Polícia Civil faz um alerta sobre falsos e-mails que estão sendo enviados no Estado usando o nome da Delegacia Virtual para possivelmente a prática de golpes e fraudes na internet.

As mensagens eletrônicas falsas foram relatadas à Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, na tarde desta quinta-feira, 22, e estão sendo investigadas para a responsabilização criminal do(s) autor(es).

Segundo o diretor de Inteligência da Polícia Civil, delegado Alfeu Orben, os golpistas mandam e-mails solicitando o comparecimento dos internautas em razão de ter sido gerada uma suposta queixa crime em seu CPF/e-mail.

Os estelionatários então pedem ao internauta para clicar em links enviados para que ele tenha mais informações sobre data e local do comparecimento da intimação – assim, caso haja o clique, os golpistas acabam acessando os dados virtuais do computador ou do telefone da pessoa.

O texto também traz erros de ortografia. “Trata-se de um golpe em nome da delegacia virtual, pois o domínio que aparece no e-mail ([email protected]) não é o verdadeiro”, assinala o diretor.

Ele orienta as pessoas que receberem esse e-mail a não abrirem as mensagens nem clicarem nos links. Uma outra orientação é encaminhar o e-mail para a Polícia Civil no seguinte endereço: [email protected] ou registrar um Boletim de Ocorrência.

A Polícia Civil alerta ainda que não envia aleatoriamente e-mail de intimação, a não ser que haja autorização prévia da pessoa a ser intimada.

Fonte: Assessoria de comunicação SSP / SC