Uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal de Araranguá e Polícia Militar de Araranguá, Maracajá e região de Criciúma, resultou na recuperação de um veículo roubado e na prisão de um foragido do sistema prisional gaúcho.

Por volta das 19h30min, desta terça-feira, dia 31, patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal, posto de Araranguá, receberam a informação de que um automóvel Jetta seguia pela BR 101 sentido norte, e que seria um possível produto de furto ou roubo.

Diante das informações, os patrulheiros tentaram abordar o veículo de cor branca e placas IYZ 1806 de Porto Alegre/RS, entretanto, o motorista não obedeceu às ordens de parada, fugindo em alta velocidade pela BR 101, sentido Maracajá.

Apoio foi solicitado à Polícia Militar da região e o veículo foi visto entrando em Maracajá. Próximo a uma lanchonete, na entrada do município, o automóvel foi abandonado e um casal foi visto empreendendo fuga. Guarnições de Criciúma e Forquilhinha também foram em apoio.

Minutos depois, um casal em atitude suspeita foi abordado por policiais militares, nas proximidades de uma locadora, na Avenida Nossa Senhora da Conceição. A dupla tentou disfarçar, mas acabou presa e levada para a Central de Plantão Policial de Araranguá.

Na delegacia, em consulta ao sistema, os policiais constataram que contra Gilmar Kalichak de 34 anos, havia um mandado de prisão em aberto. Ele é considerado foragido do sistema prisional gaúcho.

Segundo informações, Gilmar foi condenado a cumprir pena de 21 anos de prisão, cumprindo apenas 14 anos, pelo crime de roubo. Morador de Montenegro/RS, no início da tarde de hoje, Gilmar pegou o Jetta, em Porto Alegre (capital gaúcha), com ordens de entregá-lo em Joinville.

Na delegacia, o preso afirmou que não conhece a mulher, e que apenas deu um carona para senhora, que desceria em Barra Velha. Ainda informou, que ao entrar na locadora em Maracajá, pediu para a mulher guardar aproximadamente R$ 1.300,00 em sua bolsa.

Em revista veicular os policiais encontraram e apreenderam um detector/bloqueador de rastreador veicular. Ainda foi constatado que o VW Jetta foi roubado por volta das 08 horas desta terça-feira na capital gaúcha, sendo as placas originais IWP 0343.

Fonte: Diogo CCR