Segundo dados da Polícia Militar em 2015 foram registrados 815 acidentes de trânsito em Araranguá. No ano seguinte, foram 741 e, em 2017, o número é de 742. No município que conta, de acordo com o Departamento de Trânsito, com uma frota de aproximadamente 40 mil veículos automotores, a campanha promovida nacionalmente com o slogan “Maio Amarelo”, também foi aderida e será levada a sério em 2018.

Apesar dos acidentes terem diminuído nos últimos dois anos, conscientizar as pessoas sobre a responsabilidade com um trânsito seguro se torna constante e diversas ações foram planejadas para os próximos dias, e que ganharão as ruas da cidade. Com o objetivo de conhecer estas ações e entender como será encaminhada a campanha que tem como tema “Nós Somos o Trânsito”, o vereador e líder do governo, Marcio Scarsanella, o Márcio Tubinho, solicitou através de um requerimento aprovado no mês passado, que representantes do Demutran e da PM participassem de uma sessão da Câmara de Vereadores, para a devida divulgação. “Entendo que é extremamente importante entendermos a campanha e a forma como será encaminhada. Somos um município próspero, cada dia mais carros ganham as ruas e a população precisa estar consciente da sua colaboração com a segurança no trânsito. Com isso, demonstramos também que a casa apoia a iniciativa”, justificou.

E foi nesta quarta, 09, que além do diretor do departamento, Gerado Mendes e o coordenador do núcleo de Educação no Trânsito da administração, Sandro Xavier, também participou da sessão, o capitão da PM, Diego Schwartz. Na oportunidade, esclareceram que serão realizadas palestras com a distribuição de cartilhas educativas nas escolas, distribuídos materiais com regras de trânsito em blitz policiais e também serão afixadas faixas com frases da campanha em diversos pontos da cidade, como, por exemplo, as rótulas da área central.

Neste ano, essa será a primeira campanha realizada pelo Demutran, mas outras atividades, inclusive, com a parceria da PM estão sendo planejadas pela administração. “Vamos realizar outras campanhas ao longo do ano, mas pretendemos fazer um trabalho mais intensivo em Setembro, entre os dias 18 e 25, quando comemora-se a Semana do Trânsito”, adiantou o diretor, Geraldo.

Em apoio a campanha os vereadores usaram durante a sessão um laço amarelo no paletó que simboliza o tema discutido neste mês, e demonstrando a preocupação com um trânsito seguro e responsável.

Fonte: Diogo CCR