Os transportadores de carga devem atentar para as restrições no tráfego de caminhões por trechos não duplicados da BR-101 Sul em Santa Catarina durante o feriado de Páscoa. A restrição começa nesta quinta-feira, 28, durando até o próximo domingo, 31.

Os transportadores com combinações de veículos de carga duplamente conjugados (bitrens, rodotrens e treminhões), combinações para transporte de veículos (cegonheiras), combinações de carga (reboques atrelados a caminhões) e de outros veículos portadores com Autorização Especial de Trânsito (AET), todos com ou sem carga, não poderão trafegar por trechos em que há pista simples, com tráfego em mãodupla.

O objetivo da restrição é garantir a trafegabilidade de veículos menores em trechos não duplicados durante o feriado. A Polícia Rodoviária Federal prevê aumento de até 50% na quantidade de veículos em movimentação pela BR-101 Sul entre quinta-feira a domingo. As restrições vão ocorrer nos seguintes dias e horários:

-quinta-feira, dia 28 de março: das 16h às 24h;

-sexta-feira, dia 29 de março: das 06h às 12h;

-domingo, dia 31 de março: das 16h às 24h.

A restrição de tráfego não se aplica aos demais veículos para transporte de cargas e para veículos de transporte coletivo de passageiros. Os transportadores de carga poderão trafegar pelas pistas duplicadas sem restrições, mas devem atentar para o limite de velocidade fixado em 90 km/h. O descumprimento das restrições constitui infração de trânsito prevista no artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), punível com multa de R$ 120,00.

Os trechos em que há tráfego de veículos por pista simples na BR-101 Sul/SC estão alocados:

-No km 308 ao km 318, em Laguna;

-Do km 323, em Laguna ao km 329 em Capivari de Baixo;

-Do km 336 ao km 339, no Morro do Formigão, em Tubarão;

-Do km 409 ao km 417, em Araranguá;

-Do km 435 ao km 437, em Sombrio.

Fonte: Diogo CCR (Foto: Ilustrativa)