Durante os meses de abril e maio, Policiais Militares do 19° BPM realizaram um treinamento com o Serviço Aeropolicial da Polícia Civil de Santa Catarina (Saer/SC).

Na primeira etapa, os policias conheceram um pouco mais do serviço do Saer, como fazer o acionamento para o apoio em ocorrências, segurança e a ambientalização no vôo. Na segunda etapa, os policiais realizaram a prática da ambientalização, embarque e desembarque da aeronave, fazendo reconhecimento da área.

O delegado Gilberto Crepaldi Mondini, coordenador do Saer, responsável pelo treinamento, declarou: “o curso visa unicamente o conhecimento básico de como se comportar perante a aeronave, quer seja em terra, orientando a aeronave que está sobrevoando em questão de localização, ou na questão de embarcar e desembarcar durante uma ocorrência”.

Ministraram o treinamento nas aulas teóricas os comandantes Darlan E. Raiz e Gilberto C. Mondini, e tripulante Leandro Olegário. Nas aulas práticas os comandantes Darlan E. Raiz, Humberto D. Costa e Marco A. Severino, e tripulante Roberto Vagner.

Fonte: Franciane de Bitencourt Soldado PM – Auxiliar P5 - Algumas informações conforme Revista W3