Durante a tarde de segunda-feira, 27, policiais militares do 19º Batalhão da Polícia Militar de Araranguá foram habilitados nas novas armas não-letais recebidas do Poder Judiciário.

A instrução visa a habilitação dos policiais militares no dispositivo eletro incapacitante, para ser utilizado nas atividades ostensivas e preservação da ordem pública. Trata-se de um moderno dispositivo de tecnologia não-letal da Marca Condor, modelo Spark Z 2.0.

A Spark é um dispositivo eletro incapacitante que emite pulsos elétricos à distância, a partir de dois dardos disparados conectados ao suspeito por meio de fios. A Spark atua sobre o sistema neuromuscular, causando fortes contrações musculares, permitindo a incapacitação temporária do suspeito pelo agente da lei.

O treinamento foi ministrado pelo capitão PM Alberto Cardoso Cichella, chefe da seção de planejamento do 19º BPM e instrutor de tiro, sendo que os policiais militares tiveram inicialmente uma aula teórica e posteriormente aula prática sobre os efeitos do dispositivo. Todos os policiais militares do 19º BPM serão habilitados no decorrer do próximo mês.

Fonte: Franciane de Bitencourt Soldado PM – Auxiliar P5