O 19º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Araranguá-SC e jurisdição sobre todos os 15 municípios do extremo sul catarinense (AMESC), empregará seu efetivo com a missão de manter a ordem pública, prevenir e reprimir possíveis crimes e contravenções, com ênfase aos eventos realizados no período de festejos carnavalescos, conforme as programações.

Para tanto, foi montado um Plano de Policiamento Ostensivo para cada evento conforme as peculiaridades destes e para o controle do fluxo do trânsito. Serão realizados policiamento ostensivo a pé, rondas com viaturas policiais, motocicletas, e quadriciclos, barreiras e operações comando de trânsito (blitz) nas principais rodovias municipais.

O comando do 19º Batalhão informa que será dado ênfase na prevenção aos crimes contra a vida e lesões corporais, bem como ao tráfico de drogas, onde buscar-se-á retirar de circulação armas, drogas e criminosos procurados pela justiça.

Também será dada atenção especial ao crime de embriaguez ao volante, ocasião em que os condutores suspeitos serão abordados e submetidos ao teste do etilômetro. O objetivo é evitar acidentes e mortes causadas por condutores embriagados, pois o consumo de bebida alcoólica e drogas ilícitas aumentam significativamente nessa época.

Estarão envolvidos os 15 municípios da região, onde serão empregados 95 policiais militares diariamente, com dezenas de viaturas.

Fonte: Franciane de Bitencourt Soldado PM – Auxiliar P5