Capitão Marcelo Bertoncini Zanette

Ele é responsável pela administração da polícia ostensiva em seis cidades da região da AMESC. Trata-se do capitão Marcelo Bertoncini Zanette, comandante da 3ª Companhia do 19º Batalhão de Polícia Militar (3ªCia/19ºBPM), sediada em Turvo, e que abrange os municípios de Timbé do Sul, Morro Grande, Meleiro, Ermo e Jacinto Machado.

O Capitão Zanette é bacharel em Direito pela UNESC, bacharel em Segurança Pública pela UNIVALI e pós-graduado a nível de especialização em Direito Penal e Ciências Criminais pelo CESULBRA.

Nasceu em Criciúma-SC, mas sempre residiu em Araranguá. Incluiu na Polícia Militar de Santa Catarina em 2004 e possui um currículo exemplar, além de muita experiência na segurança pública.

Dos cursos que possui formação, destacam-se: Curso de Formação de Oficiais; Curso de Membros Natos da Polícia Comunitária; Curso de Uso Progressivo da Força e Técnicas e Tecnologias Menos Letais para o MERCOSUL; Curso de Instrutor de Técnicas de Polícia Ostensiva; Curso de Mediação de Conflitos; Curso Básico de Inteligência de Segurança Pública; Curso de Capacitação de Segurança Turística; Treinamento de Multiplicador de Armas da PMSC.

Na Polícia Militar ele é instrutor de Técnicas Policiais, Tiro Policial e Uso Progressivo da Força.

Além disso, exerceu diversas outras funções importantes na corporação, tais como a de Chefe da Agência de Inteligência do 12º BPM de Balneário Camboriú; Comandante do Pelotão de Patrulhamento Tático - PPT do 9º BPM de Criciúma; Comandante dos Pelotões de Guarda da Penitenciária Sul e Presídio Santa Augusta de Criciúma; Chefe da Seção de Logística e Finanças do 9º BPM de Criciúma; Chefe das Seções de Pessoal, Trânsito e Gestor do Termo Circunstanciado do 19º BPM de Araranguá; e está no comando da 3ª Companhia de Polícia Militar de Turvo desde o ano de 2013.

Durante sua carreira policial, o Capitão Zanette foi agraciado com vários elogios concedidos por seus superiores e registrados em sua ficha funcional. Foi condecorado com o Brasão de Mérito Pessoal de 3ª categoria e com a Medalha de Bronze.

Nas horas de folga gosta de praticar esportes como: futebol, tênis e surf; ler; viajar e confraternizar com amigos e familiares.

É casado com Francielli de Souza Menegalli Zanette, com quem tem o pequeno Enzo Menegalli Zanette, de 2 anos de idade.

Sobre sua experiência e perspectiva na função de comandante da 3ª Companhia, afirma que a preocupação é a de manter os índices de criminalidade em níveis aceitáveis, promovendo segurança pública em parceria com as pessoas das comunidades e demais órgãos do sistema de persecução criminal do Estado presentes na região, como a Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário.

“A 3ª Companhia tem com característica ser a mais nova Cia do 19º BPM e por isso conta com uma estrutura um pouco menor que as demais, tanto em efetivo quanto em instalações físicas. Por isso, estamos trabalhando muito pelo aumento de efetivo, o que já vem ocorrendo gradualmente, graças ao apoio dos Comandantes do 19º BPM e da 6ª RPM, e também pela melhoria das estruturas físicas da Cia, onde já temos um projeto pronto de conclusão das obras da parte externa do prédio da sede da 3ª Cia, que se aprovado pela PMSC resultará em maior conforto para o público que nos visita e para os policiais que aqui trabalham”, afirmou o comandante.

Conhecido do capitão Zanette há vários anos, tendo acompanhado uma boa parte de sua trajetória, o chefe da seção de planejamento do 19º BPM, Major Maike Adriano Valgas, relatou: “O capitão Zanette é um oficial capacitado para desenvolver um excelente comandamento da Companhia. Sempre buscando seu aperfeiçoamento com a realização de cursos e estágios é possuidor de notável saber no campo da segurança pública. A frente da companhia de Turvo tem realizado frutíferos contatos com as autoridades e comunidade local, estreitando e viabilizando um serviço de qualidade, mesmo diante das adversidades encontradas, seja pelos parcos recursos logísticos ou pelo diminuto número de profissionais lotados naquela subunidade”.