Na manhã de quinta-feira (17/12), foi realizada a formatura do curso de formação de cabos e do estágio de táticas policiais, na sede da 6ª Região de Polícia Militar, em Criciúma. A solenidade presidida pelo comandante da 6ª RPM, coronel PM Lênio Espíndola, contou com a presença de autoridades civis e militares, banda de música do 28º Grupo de Artilharia e Campanha, e diversos familiares dos formandos.

A solenidade iniciou com a Formatura do Estágio de Táticas Policiais, curso este que tem como objetivo capacitar o policial militar para atuar junto ao pelotão de patrulhamento tático (PPT) no atendimento de ocorrências de maior complexidade. Para tanto, foram ministradas instruções das mais variadas áreas de atuação da polícia militar, tais quais, patrulha rural e urbana, gerenciamento de crise, combate em ambiente confinado, tecnologias não letais, tiro tático, combate em baixa luminosidade, entre outras. Ainda durante todo o curso os policiais militares foram submetidos a intenso treinamento e privações, sendo-lhes exigida grande capacidade de resistência física e psicológica. O curso teve início no dia 30 de novembro e foi concluído em 16 de dezembro.

Concluíram o Estágio Estágio de Táticas Policiais os seguintes policiais militares do 19º BPM: Antônio Carlos Gonçalves Junior, Tiago Mizegenski Casagrande, Fabrício Dewes, César Augusto Búrigo, Murilo Orige Naspolini e Rodrigo Silva dos Santos, de Araranguá.

Já na parte da promoção, são 337 novos cabos em todo o Estado, sendo 31 formandos da 6ª Região de Polícia Militar e da Polícia Militar Especializada. Estes policiais passaram pela formação adequada para seguirem progredindo na carreira. O curso foi realizado na modalidade à distância, o que possibilitou com isso, a permanência dos alunos em suas regiões policiais militares.

O curso teve início no dia 24 de setembro e foi concluído em 11 de dezembro. Entre os formandos estão Policiais Militares do 19º Batalhão de Polícia Militar, que agora de soldados passaram a cabo da Polícia Militar.

Foram promovidos os seguintes policiais militares do 19ºBPM: André Luis Gabron Neumann, Andrei Silva de Matos, Luiz Alberto Francisco Vicente, Rafael Pereira Maciel, Rodrigo Machado Vieira e Antônio Carlos Gonçalves Junior, de Araranguá; Dirnei Oliveira da Silva Junior e Laercio Muller, de Maracajá; Bruno Frasseto Coelho, de Turvo; Adriano Barbosa Gonçalves, de Balneário Gaivota e André Luiz dos Santos Teixeira, de Passo de Torres.

As disciplinas desenvolvidas durante o curso à distância foram Metodologia de ensino à distância, Técnicas de polícia ostensiva, Direitos humanos, Tópicos de direito, Documentação operacional, Legislação institucional, Legislação de trânsito e Polícia comunitária.

Os cabos formandos prestaram o compromisso perante o pavilhão nacional, símbolo da nação brasileira: “Perante a bandeira do Brasil e por minha honra, prometo cumprir os deveres de cabo da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina e dedicar-me inteiramente ao seu serviço”.