Com o objetivo de buscar o aprimoramento dos policiais militares para o desenvolvimento de sua atividade de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, o 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM) encerrou, no último mês de novembro, as instruções de revitalização da tropa.

Os treinamentos iniciaram no dia 19 de maio e se estenderam até o dia 12 de novembro de 2015. No total, 238 policiais militares passaram pelo aperfeiçoamento.

A Revitalização englobou as seguintes disciplinas: Procedimento Operacional Padrão (POP), Filosofia de Polícia Comunitária e resolução de problemas, Tiro Policial Defensivo, Ações de Polícia Ostensiva Preventiva, Noções de Direito Penal na Atividade Policial Militar, Direitos Humanos, Policiamento Ostensivo de Trânsito e Atividade Prática.

As aulas foram ministradas pelos seguintes instrutores: major Maike Adriano Valgas, major Cristian Dimitri Andrade, capitão Marcelo Bertoncini Zanette, capitão Alberto Cardoso Cichella, 1° tenente Diego Schwartz, 1° tenente Rogério Ferrigo, 1° tenente Ulisses Rafael da Silva, 2º tenente Fausto Brandalise, 3º sargento Edmilson Pereira Colares, 3º sargento Jonatan dos Santos de Lima, cabo Everaldo Alves de Melo, cabo Alex Silva Ramos e cabo Alessandro de Souza.

Nos primeiros meses, entre as disciplinas, foram realizados exercícios de ginástica laboral, ministrados pela soldado Débora Romero Schulz Konig, que é formada em educação física.

Sobre esses treinamentos, o tenente Diego Schwartz, chefe da seção de Comunicação Social do 19º BPM, declarou: “Os treinamentos são muito úteis para o policial militar aprender algo que ainda não sabe, recordar o que aprendeu no passado, mas eventualmente tenha caído no esquecimento, se atualizar e trazer para a sala de instrução a experiência do dia a dia. A grande vantagem é que todos aprendem”.

Sobre o plano de revitalização o comandante do 19º BPM, tenente-coronel Antônio Carlos Mota Machado, afirmou: “A necessidade da Revitalização Anual do efetivo ocorre para manter os policiais motivados, proporcionando momentos de aprendizagem e troca de experiências, sendo de fundamental importância para o trabalho que é realizado em prol da Segurança Pública”.

Esses treinamentos ministrados aos policiais militares beneficiam toda a comunidade, que continua tendo a seu serviço profissionais cada vez mais preparados para atuarem preventivamente e garantirem a segurança de toda a população.