Nesta semana o psicólogo ficou em evidência devido a passagem do seu dia, comemorado na terça-feira, 27. Na prefeitura de Jacinto Machado, dentro da Secretaria de Saúde, os atendimentos psicológicos à população são constantes e ainda são realizados programas com terapias complementares para melhor atender o público alvo.

A psicóloga Ieda Machado conta que diariamente atende, em média, sete pacientes na Unidade de Saúde Central. “Os casos mais recorrentes são de depressão e diabetes e em todas as faixas etárias”, completa.

Com a mudança do conceito sobre a psicologia, Ieda reforça que houve um aumento na demanda e, atualmente, as pessoas já tem a necessidade de buscar a ajuda de um profissional. “Antigamente era um tabu, mas hoje já perceberam a importância de um acompanhamento psicológico e o bem que isso faz”, afirma Ieda.

O secretário de Saúde, Adilson Piva, informa que a prefeitura de Jacinto Machado dispõe de dois profissionais de psicologia. A Ieda, que atende ao público em geral na unidade de saúde e a Gorgeny Possamai Della que trabalha na parte educacional.

Grupo de tabagismo

Após três meses, encerrou mais um grupo de combate ao tabagismo no município. O trabalho também tem o respaldo psicológico e uma equipe multidisciplinar auxiliando. Segundo a psicóloga Ieda, de 16 pessoas que iniciam o acompanhamento, nove pararam de fumar. “Estamos felizes com o resultado”, completa. O grupo foi acompanhado por nutricionista, médico, entre outros profissionais.

Fonte: Assessoria de Imprensa