Foto: Pixabay

O macaco encontrado morto no Morro Azul, no bairro Urussanguinha, nesta terça-feira, 20, ligou o alerta para a população num raio de 300 metros do local. Isto porque amostras de vísceras do animal foram enviados para o LACEN em Florianópolis, e o resultado da “causa mortis”, só deverá ser divulgado em até 30 dias.

A febre amarela é uma doença infecciosa provocada através da picada de mosquito infectado por seu vírus. Nas regiões de mata, os insetos dos gêneros Haemagogus ou Sabethes picam macacos com a doença e, então, podem passá-la a seres humanos nas redondezas.

Diante desta informação é que a enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria da Saúde do município, Cláudia Bertoncini Zanette, frisa que “as pessoas devem fazer a vacina, principalmente porque o vírus está circulando no estado”, observa.

É importante lembrar que só a vacina é eficaz e segura contra a febre amarela. Devem ser vacinadas crianças acima de nove meses e adultos com menos de 60 anos. Mais informações procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa. Não esqueça de levar a Carteira de Vacinação e o Cartão SUS.

Fonte: Assessoria de Imprensa