Na tarde desta segunda, 19, o presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Viriato Afonso, foi convidado para debater na reunião mensal do Comitê de Entidades a respeito da campanha para instalação de uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade (UNACON) no município para tratamento de pacientes com câncer. A reunião aconteceu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL.

Alem deste assunto, o presidente também tratou de outros, como o desenvolvimento do Turismo, dando sugestões de alavancar o setor, e colocando a Câmara à disposição para debater com o grupo melhorias para a cidade. Sobre o tratamento oncológico, garantiu que o Governo Municipal está disposto a bancar com a estrutura de uma Unacon, adquirindo os equipamentos necessários, mas que o processo depende do Governo do Estado, que tem o poder de encaminhar a liberação. “Encabeçamos uma campanha há dois anos neste sentido e desde o ano passado, em junho, não temos um posicionamento conforme prometido. Precisamos movimentar a força política e da sociedade para pressionar por uma resposta definitiva. Nossa parte estamos fazendo, e todo apoio é importante”, disse.

De acordo com Daniel, existem locais apropriados em Araranguá para instalação da unidade, e com a sinalização do governo municipal em arcar com as despesas para equipar, a situação deveria ser vista com mais facilidade pelas autoridades competentes. Além do aval do Estado, é necessário também a autorização do Ministério da Saúde para a implantação do serviço que poderá atender não apenas pacientes do município, mas de toda a Amesc.

A reunião do Comitê de Entidades acontece todas as segundas semanas de cada mês e é formado pela CDL, ACIVA, Sindicont, OAB, Sindilojas, representantes da administração municipal e entidades organizadas. O objetivo do grupo é discutir o desenvolvimento, sobretudo, econômico do município de Araranguá.

Fonte: Assessoria de Imprensa