A Unesc vai implantar a partir de agosto o internato do curso de Medicina no Hospital São Donato de Içara. A definição aconteceu em reunião na tarde da última terça-feira, 23, em reunião entre a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o presidente do Hospital São Donato, Waldemar Luiz Casagrande, acompanhados do diretor-administrativo, Júlio César De Luca, a pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toretti, a coordenadora do curso de Medicina, Maria Inês da Rosa, e a adjunta, Leda Soares Brandão Garcia, e o secretário do hospital, Rodrigo da Silva Gonçalves.

Com a implantação do internato a Unesc amplia a parceria, onde a universidade já mantinha acadêmicos deste e outros cursos. Poderão participar do internato acadêmicos das três últimas fases do curso, que estarão no hospital desenvolvendo a prática clínica. Em contrapartida o hospital fornecerá alojamento, sala de estudos, centro de convivência para os futuros médicos cumprirem a carga horária do internato. “Vemos que o Hospital São Donato está muito organizado e essa parceria terá ótimos resultados para a nossa formação médica. O objetivo da nossa universidade, tanto na medicina quanto nos demais cursos, é a formação de excelência”, explica a reitora.

“Teremos a ampliação dos estágios em oftalmologia, endoscopia, colonoscopia, ortopedia, pequenas cirurgias e toda a estrutura disponível no hospital”, explica a reitora da Unesc. Ela acrescenta que, com a inauguração da UTI do São Donato, prevista para o mês de agosto, o local também passa a ser mais um campo de estágio para os estudantes de Medicina e outros cursos da Unesc. “Sabemos que o pronto socorro do Hospital São Donato é um local de grande fluxo e certa complexidade por conta da proximidade com a BR 101, recebendo muitas vezes pacientes vítimas de acidentes. Isso tudo amplia as possibilidades de aprendizado dos nossos alunos”, finaliza Luciane Ceretta.

O contrato que vai formalizar essa parceria deve ser assinado nos próximos dias entre a Universidade e o Hospital São Donato.

VISITA – Também na tarde desta terça-feira a reitora da Unesc esteve visitando a direção do Hospital São José, onde foram definidas estratégias para a qualificação do internato médico naquele hospital. A Unesc mantém internato no Hospital Materno Infantil Santa Catarina e no Hospital São José.

Fonte: Assessoria de Imprensa