O ano de 2019 é um período de debates em torno da saúde pública, com a realização de conferências de saúde em todo o território nacional. Tendo isso em vista, a Unesc realizará, no dia 25 de abril, a 1ª Conferência Universitária de Saúde. O evento, que vai ocorrer no auditório Ruy Hülse das 8 às 16 horas, contará com debates sobre o tema, a palestra do professor doutor, Flávio Magajewski, e com o lançamento oficial da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva.

A conferência da Unesc abordará o tema central das demais conferências, “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. “O objetivo do evento é debater com a comunidade acadêmica assuntos relacionados à saúde pública”, explica o assessor de Extensão da Universidade e membro da comissão organizadora, Rafael Amaral.

O evento conta também com a palestra “Democracia e Saúde” do médico e professor doutor, Flávio Magajewski, que fará uma retrospectiva sobre o assunto e irá introduzir a discussão dos eixos temáticos do evento: Saúde como Direito; Consolidação dos Princípios do SUS; Financiamento Aquedado e Suficiente do SUS.

Após a palestra, no período da tarde, os participantes serão separados em grupos para que sejam realizadas discussões sobre os assuntos. No final do evento, os resultados levantados serão discutidos e posteriormente direcionados para a Conferência Estadual de Saúde.

As inscrições podem ser realizadas no site da Unesc, por meio do formulário. O evento é gratuito e aberto para professores, estudantes e profissionais. “É importante que toda a Instituição, todas as áreas do conhecimento, junto com a os membros externos, participem e que contribuam para o debate em saúde pública”, comenta Amaral.

Liga Acadêmica de Saúde Coletiva

Durante a conferência, será lançada oficialmente a Liga Acadêmica de Saúde Coletiva. Organizada por membros do Núcleo de Saúde Coletiva, em parceria com o Programa de Residência Multiprofissional, o grupo realiza encontros mensais com o propósito de gerar discussões com acadêmicos e profissionais em assuntos relacionados com a Saúde Coletiva.

A 1ª Conferência Universitária de Saúde é uma realização da Reitoria da Unesc e da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, em parceria com o Núcleo de Saúde Coletiva, o Programa de Residência Multiprofissional e o DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Unesc.

Fonte: Assessoria de Imprensa Unesc