Há 70 anos atendendo a comunidade, o Hospital São Sebastião se desenvolveu interligado à história do município de Turvo. A data de inauguração da unidade é a mesma da emancipação do município, 20 de março de 1949, quando na ocasião o então governador do Estado, Aderbal Ramos da Silva, veio à cidade. Nestes 70 anos, a chegada da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José, é umas das páginas mais marcantes desta história, em 1950. Elas ficaram responsáveis pela administração e pelos serviços de enfermagem, nutrição e higiene da unidade.

Hoje, todo o atendimento é particular e por convênios, com destaque para a Associação Irmã Úrsula, implementada há 19 anos, que oferece aos seus associados, atendimentos de urgência e emergência e diversas especialidades médicas. O Hospital também realiza internações e cirurgias pelo Sistema Único de Saúde, SUS.

Nos últimos cinco anos uma reestruturação da unidade trouxe modernização aos leitos e ampliou o leque de serviços prestados à comunidade. Segundo o presidente do Hospital, Renato Luiz Manenti, parcerias e convênios têm auxiliado na expansão dos serviços. “Hoje trabalhamos em parceria com a Cliniimagem, somos um dos poucos hospitais no Extremo Sul a oferecer o serviço. São mais de sete tipos de exames de imagens feitos em um centro apropriado e moderno”, explica.

O Hospital São Sebastião também é referência em maternidade e recentemente implementou o parto humanizado, com equipamentos de ponta para o atendimento neonatal. “Nossa estrutura conta com uma sala de parto moderna com banheira, novos berços aquecidos e incubadora, dando todo o suporte necessário para o atendimento neonatal”, destaca o diretor da instituição, Evandro Pereira Peck.

Com um histórico no tratamento psiquiátrico, o Hospital São Sebastião conta com uma ala ampla e moderna para o tratamento mental. Em parceria com o Instituto de Neurociências João Quevedo, os pacientes têm à disposição uma equipe de profissionais para diversos segmentos de acompanhamento mental.

O presidente da instituição destaca o empenho de seus colaboradores e de toda a diretoria, que juntos trabalham para melhorar a cada dia os serviços prestados.

Fonte: Foto: Stylo