Aconteceu nesta quarta-feira, 13, no Hospital São José, a terceira captação de múltiplos órgãos. Todo procedimento foi coordenado pela Comissão Hospital de Transplantes (CHT) da Instituição. O paciente, um homem de 49 anos, teve morte encefálica (ME) confirmada na terça-feira, 12. Todos os exames necessários foram realizados para que a causa da morte pudesse ser confirmada e assim comunicar a família.

Integrantes da equipe da CHT realizaram um processo de entrevista e explicações aos familiares sobre a constatação da morte encefálica no paciente, após receberem todas as devidas informações sobre o procedimento de doação de órgãos. Mesmo em um momento difícil e de muita dor, os familiares concordaram em realizar a doação.

A captação de órgãos foi realizada por uma equipe médica da SC transplante, coordenada pelo médico Aldo Takano, com auxílio da residente em cirurgia geral Aneta Marcon e coordenada pelas enfermeiras Jaqueline Martins e Morgana Carboni, da CHT do Hospital São José. Para realização do procedimento foi necessário também, a ajuda de profissionais de diversos setores, na ocasião a equipe também contou com o envolvimento de profissionais do centro cirúrgico, UTI cirúrgica, pronto socorro e serviços de apoio.

Fonte: Site 4oito