Após o polêmico anúncio do possível fechamento da 21ª Regional de Saúde de Araranguá, o deputado estadual Felipe Estevão veio à Araranguá acompanhar os serviços e ouvir os funcionários que nela atuam.

Para o deputado, a Regional é de extrema importância para a região e, por isso, acredita que é necessária uma melhor avaliação. “A Regional é importante para a região, ainda mais uma região carente como é a do Extremo Sul. Aqui ela desempenha um papel de prevenção que é de suma importância, já que é localizada próximo a fronteiras. E se analisarmos municípios como Arroio do Silva - onde dos 13 mil habitantes, cinco mil são idosos e recebem medicamentos através dela - é quase inviável que a população se desloque até Criciúma, para onde os profissionais serão remanejados”, destaca.

Uma das principais promessas de campanha do governador Moisés era o enxugamento da máquina pública, mas diversos profissionais da Regional alegam que isso não será um corte de gastos. Segundo Bárbara Cristiano Monteiro, os gastos com o aluguel seriam facilmente revertidos. "A Regional de Saúde existia antes da ADR, e isto já foi discutido com o secretário de Saúde. Existem outros prédios públicos que nós podemos ser remanejados, mas o problema não parecer ser com gastos. Se houvesse um enxugamento, acredito que todos concordaríamos nesta situação, mas os salários continuarão sendo pagos, pois se tratam de servidores efetivos”, explica.

Outra preocupação dos profissionais seria o aumento da demanda da Regional de Saúde de Criciúma, já que alguns servidores deixarão de prestar o serviço caso tenham que trabalhar em outro município. Além disso, o aumento com os gastos de combustíveis e um maior tempo de estrada pode atrapalhar o funcionamento.

Estevão falou diretamente com os servidores e se comprometeu em lutar pela permanência da Regional no Vale do Araranguá. “Gostaria de ter uma parcela de cooperação e falar da força de vontade de todos vocês. O trabalho desenvolvido aqui é muito bonito e vai de encontro a ajudar as pessoas”, finaliza o deputado.

Visita

Após a reunião, o deputado, acompanhado de seus assessores, fez uma visita à redação do Grupo W3, a fim de reforçar seu compromisso com a região.