A araranguaense Inês Torpes, de 13 anos, está se destacando em diversos campeonatos de natação por todo o estado de Santa Catarina, entre eles está a conquista do sexto lugar em um campeonato de 1300 metros em mar aberto, na ilha de Anhatomirim, em Florianópolis. Motivos como este levaram o vereador Jair Anastácio a conceder uma moção de reconhecimento na Câmara de Vereadores a ela, que vem levando o nome da cidade em diversos campeonatos.

Em sua fala, Jair Anastácio reforçou a importância de homenagear Inês. “Penso que em um futuro muito próximo iremos ver a Inês representando a nossa cidade fora do estado e de lá trazendo grandes prêmios para Araranguá. É uma alegria homenagear esta jovem que com tão pouca idade já vem fazendo sucesso nas piscinas”.

Sobre a atleta

Inês Torpes nasceu na cidade de Almada em Portugal, filha de mãe brasileira e pai português, ela nasceu prematura de 29 semanas com 900 gramas no dia 3 de abril de 2004, e lutou pela vida desde seu nascimento.

Mesmo com pouca idade, aos 3 anos, teve que conviver com a rotina semanal de injeções pra desenvolver o pulmão e outros órgãos que não se desenvolviam devido à prematuridade. Ainda devido às condições de seu nascimento possui uma doença crônica no sangue (Talassemia) que dependendo do grau precisa de transfusões e afeta a mobilidade. Mesmo com todas essas condições adversas e contrariando muitas perspectivas negativas a jovem possui ótima resistência e se move perfeitamente.

Ainda em Portugal, devido ao histórico médico, foi recomendado à natação, desta forma a menina Inês começou a nadar com apenas dois anos. 

Entre suas conquistas está o sexto lugar em um campeonato de 1300 metros em mar aberto, na ilha de Anhatomirim, em Florianópolis, primeiro lugar no revezamento 4 por 25 em um campeonato da UNESC, primeiro lugar no Clube Mampituba em nado 50 metros de costa e 2° lugar  50 metros nado livre, ficando também em 3° lugar na classificação geral em 50 metros nado costas em um campeonato em Joinville, e entre outras premiações. 

Fonte: Assessoria de Comunicação