A primeira sessão do mês de Novembro, na Câmara Municipal de Vereadores de Araranguá, realizada na última segunda-feira, 5, foi marcada por homenagens e discussões envolvendo melhorias para o município. A partir de então, restam 11 sessões ordinárias para encerrar o ano Legislativo, e a expectativa da mesa diretora é que o calendário anual siga a previsão aprovada no início do ano. “Mesmo com tantos feriados no ano, conseguiremos manter o nosso planejamento”, garantiu o presidente, Daniel Viriato Afonso.

Segundo Afonso, o ano de 2018 foi muito positivo, já que será possível economizar em torno de R$1 milhão dos recursos para manutenção da casa. Este valor deve ser devolvido ao Poder Executivo que reverterá em ações que beneficiam a população. “Importante lembrarmos que estes recursos economizados são fruto de muito esforço e um trabalho inédito implantado. Cortamos gastos considerados desnecessários, e com o apoio dos demais vereadores não concedemos diárias e outros benefícios que eram incorporados no salário dos servidores e os próprios vereadores”, comentou.

Praças Digitais

De autoria do vereador, Jorge Luiz Pereira, ainda foi aprovado o projeto por ele denominado “Praças Digitais”, que autoriza o uso dos espaços públicos como praças para as empresas privadas divulgarem com materiais publicitários seus produtos desde que disponibilizem gratuitamente internet com wi-fi a população. “Outras cidades já aderiram a projetos semelhantes e acho interessante essa parceria entre administração e empresas, já que não existem recursos suficientes e esta iniciativa valorizaria o uso das praças de nossa cidade”, justificou o vereador reconhecendo ainda que a implantação do projeto deverá obedecer critérios estabelecidos pela secretaria de Planejamento.

Center Shopping recebe moção

Ainda durante a sessão, a diretoria do Center Shoping recebeu da Câmara um Moção de Reconhecimento pela contribuição econômica dada ao município. A homenagem foi de autoria do vereador, Igor Batista Gomes, que discursou em favor dos empreendedores que apostaram na ideia. Inaugurado em 2015, o Center Shopping é o único da cidade e gera em torno de 600 empregos. “Esta foi o primeiro reconhecimento que ganhamos e apesar de ser um empreendimento particular beneficia toda a população”, disse o presidente da Associação dos empresários do shopping, Nivaldo Rizzoto.

Nomes de Ruas

Os vereadores, Marcio Scarsanella e Paulo Roldão, também tiveram projetos de suas autorias aprovados na primeira sessão do mês. Enquanto Marcio propôs que três ruas dos Loteamentos Santa Mônica I e II, no bairro, Sanga da Areia, recebam os nomes de Maria da Rocha Nagel e Bráulia Teixeira - que eram parentes do empreendedor do loteamento, e Nossa Senhora das Graças que é padroeira do bairro, o vereador, Paulo Roldão, sugeriu que rua no bairro, Lagoão, receba o nome de Walmor Esmeraldino Francisco que foi um morador que ajudou os mais carentes do bairro em décadas passadas. Familiares dos nomes homenageados acompanharam as votações.

Fonte: Morgana Daniel