A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realiza nesta quarta-feira, 1º de agosto, audiência pública para debater a situação das ferrovias e dos projetos de expansão da malha ferroviária no Estado. A ação é uma iniciativa do deputado Dirceu Dresch (PT), coordenador da Frente Parlamentar Catarinense das Ferrovias, atendendo solicitação da Associação Nacional do Transportador e dos Usuários de Estradas, Rodovias e Ferrovias e entidades do setor. O debate na sede do Legislativo Catarinense, em Florianópolis, às 19h.

Em Santa Catarina há dois projetos de grande porte em fase de elaboração: a Ferrovia da Integração - com 700 km de extensão entre Dionísico Cerqueira, no Extremo-Oeste, e o Litoral do estado - e a Ferrovia Litorânea, um trecho de 235,6 km de extensão, de Imbituba, onde terminam os trilhos da ferrovia Tereza Cristina, a Araquari, no norte do estado.

A Ferrovia da Integração está com o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) praticamente concluído. Já a Ferrovia Litorânea está com o projeto básico praticamente concluído, mas há um entrave quanto ao traçado da ferrovia no trecho que passa pelo Morro dos Cavalos, onde vivem famílias indígenas.

Foram convidados para a audiência representantes dos órgãos federais DNIT e Valec, das empresas que estão executando os estudos e projetos, entidades empresariais e representantes da sociedade civil.

Fonte: Assessoria de Imprensa