Os municípios têm sofrido para atender todas as suas demandas e ainda fechar as contas em dia. Buscando auxiliar nesse processo, a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e o Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA) lançaram o Banco de Boas Práticas, durante o Congresso de Prefeitos deste ano. A iniciativa agrega ações e projetos que deram certo nas administrações públicas municipais catarinenses e que são adaptáveis à qualquer cidade. O presidente do CIGA e prefeito de Luzerna, Moisés Diersmann, destacou que as experiências vão servir de atalho às prefeituras que buscam a boa gestão. “São práticas que deram certo e que vão beneficiar a população, além de trazer economia aos municípios”, disse, lembrando que os gestores ainda podem inscrever suas experiências. O Banco de Boas Práticas já contempla mais de 100 propostas, das quais 21 foram apresentadas durante o Congresso, e é disponibilizado gratuitamente para os prefeitos e prefeitas. Você também tem uma experiência que deu certo? Procure a Fecam, inscreva seu projeto e ajude outros administradores.

O Congresso de Prefeitos da Fecam em 2018 superou a expectativa de público, atingindo 2.500 pessoas, com 220 prefeitos catarinenses inscritos. A programação envolveu mais de 110 palestras e atividades divididas em três eixos de debates: Cidades Inteligentes, Gestão Eficiente e Conversa de Prefeitos com tema geral “Cidades para pessoas e soluções para municípios”. As atividades foram voltadas a gestores públicos, mas pela importância do tema de desenvolvimento das cidades e soluções para os problemas coletivos a programação foi aberta ao público, com entrada gratuita.

Soluções inovadoras para os municípios

Os mais de 200 prefeitos que participaram do Congresso de Prefeitos deste ano, promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam) conheceram de perto inúmeras inovações que podem ser implantadas na gestão pública. O prêmio Soluções Inovadoras possibilitou à 15 empresas apresentar soluções que tornem as cidades mais humanas e inteligentes e para aprimorar a arrecadação dos municípios e eficiência no gasto. Destas, seis empresas receberam premiação e poderão ser utilizadas no Laboratório de Inovação Urbana de Florianópolis. A banca analisou o potencial de resolução de problemas reais que impactam as cidades e os cidadãos, a viabilidade de uso pelo poder público ou living lab, a facilidade de implementação e a inovação da proposta. O prêmio foi lançado pela Fecam e pelo Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA) em parceria com a ACATE e pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Valorização do turismo municipal

O novo Portal Municipal de Turismo está disponibilizado gratuitamente aos 295 municípios. É constituído de uma importante base de informações sobre potenciais atrativos, história dos municípios, hospedagem, gastronomia, eventos e serviços turísticos. Traz novo layout e ferramentas para apoio na promoção do turismo nos municípios catarinenses. Com acesso diretamente dos portais institucionais, o projeto teve origem na crescente demanda de usuários em busca de informações turísticas fidedignas acerca do destino procurado. O Portal oferece mais de dez mil itens cadastrados, ampliando a visibilidade dos municípios catarinenses. Seu acesso é via internet, gerenciado e alimentado pelas Prefeituras Municipais e trata-se de importante ferramenta para promoção e fomento do turismo no Estado. O novo Portal Municipal de Turismo foi lançado durante o Congresso de Prefeitos, promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), de 11 a 14 de junho, em Florianópolis.

Fonte: Fotos: Fernando Redel / Fernando Tubbs