O Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Deputado Estadual Valmir Comin, acompanhado de equipe técnica da SST, foi o convidado de mais uma edição do Dia de Ação de Governo na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, que aconteceu nesta sexta-feira, 1º, com um amplo roteiro que abrangeu os Municípios de Araranguá, Maracajá, Meleiro e Morro Grande.

A ação iniciou com uma reunião na sede da Associação dos Municípios do Extremo-Sul (AMESC), que contou com ampla participação dos Prefeitos, Vice-Prefeitos, Vereadores e Secretários Municipais de Assistência Social dos 15 Municípios da Região, além de representantes de órgãos e entidades. O encontro foi coordenado pelo secretário executivo da ADR Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt e pela gerente de planejamento regional e apoio a políticas públicas, Dione Helena Ramos Cesa.

O secretário de Assistência Social destacou que o trabalho da Secretaria, por meio das políticas públicas da pasta, das coordenadorias estaduais e conselhos, tem como meta fortalecer as ações de prevenção. “Nosso compromisso é com as pessoas. O trabalho da Secretaria visa a facilitação do acesso ao mercado de trabalho, a geração de emprego e renda, o acesso ao direito humano, à alimentação adequada e saudável, o acesso a condições dignas de moradia e o aprimoramento da gestão das políticas”, destacou Comin.

Também apresentaram as ações dos seus respectivos setores, o secretário executivo de Habitação e Regularização Fundiária, Leodegar Tiscoski, o diretor da Assistência Social, Ismael de Córdova; a diretora de Direitos Humanos, Maria Elisa de Caro, o diretor de Trabalho, Emprego e Renda, Thiago José de Chaves, a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional, Patrícia Cechinel Bernardi, a coordenadora estadual da Mulher, Aretusa Larroyd, o coordenador estadual da Igualdade Racial, Sandro Silva e o coordenador estadual do Idoso, Honorato Tomelin, além da chefe de gabinete e consultora geral Kelly Dalla Lana.

A equipe vistoriou o terreno que receberá o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Maracajá, localizado no bairro Vila Beatriz, cujas obras iniciarão na próxima semana, e que contam com investimento do Governo do Estado no valor de R$ 361.816,97. Na Região da ADR Araranguá, o Município de Sombrio também contará com novo CRAS, cuja construção iniciou há cerca de um mês.

A nova estrutura do CRAS de Meleiro, inaugurada pelo Governo do Estado em 2016 também recebeu a visita do Secretário Valmir Comin, equipe da SST e da ADR. Segundo a coordenadora Agda Scarsanella, a estrutura proporciona a realização de capacitações, cursos e reuniões. No local, são atendidas mensalmente cerca de 100 pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O roteiro do Dia de Ação de Governo finalizou em Morro Grande. Em solenidade na Prefeitura Municipal, o Secretário anunciou ao Prefeito Valdionir Rocha, ao vice-Prefeito Eduir Marcelo, entre outras lideranças, a construção de novo Centro de Referência, que será licitado em breve. “Estamos muito felizes com esta notícia. Hoje a sede do nosso CRAS fica em uma estrutura alugada”, agradeceu o Prefeito.

O secretário executivo da ADR Araranguá, destacou que esta foi uma ação muito produtiva. “Quero parabenizar ao Secretário Comin e toda sua equipe, que compartilharam com os representantes da Região importantes dados e informações sobre seus setores. O Dia de Ação de Governo cumpriu mais uma vez com seu papel, de aproximar o governo central às demais regiões do Estado”, concluiu Schmidt.

Fonte: Leneza Della Krás - Assessoria de imprensa ADR