Com o objetivo de garantir a inclusão dos deficientes auditivos, foi aprovada nesta segunda, 13, um projeto de autoria do presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Viriato Afonso, que institui a tradução simultânea das sessões pela língua brasileira de sinais (libras). O vice-presidente da casa, João Abílio Pereira, é coautor da preposição que contou com apoio da Associação dos Surdos do Extremo Sul Catarinense – Asesc, e do Lions Club, que incentivaram a idéia desde o início.

Até Janeiro de 2018, a proposta vai ser colocada em prática - já que algumas mudanças estão sendo implementadas na Câmara como é o caso das transmissões ao vivo pela redes sociais. Por certo, no próximo ano as sessões contarão com intérpretes formados em libras para traduzir as discussões entre os vereadores. “Ao ser procurado para fazer algum projeto que promovesse a inclusão, pensei em algo que estivesse ao alcance da casa, quando sugerimos a tradução em libras. E esta proposta casou perfeitamente com as novidades que estão sendo implementadas e que abrangerão mais pessoas através das redes sociais e do nosso novo site. Precisamos atender toda a população!”, adiantou o presidente.

A Asesc que conta com mais de 120 associados, prestigiou a votação com alguns integrantes. “As pessoas não conhecem as Libras, e é a segunda língua brasileira porque existem muitos surdos. É importante que todos compreendam a nossa linguagem, porque temos muita dificuldade de nos comunicar na maioria dos lugares públicos com as pessoas. Esse passo dado pela Câmara vai incentivar também outros locais a entender a necessidade de nos comunicar“, comentou, Rodolfo Pirola, que preside a associação.

Representantes do Lions Club comemoraram a aprovação da Lei e prometeram levar a idéia para outras regiões do Estado. “Uma das bandeiras de todos os Lions de Araranguá é promover a inclusão e agradecemos a compreensão do presidente, Daniel. Vamos divulgar esta conquista para outros clubes para que incentivem os vereadores de suas cidades proporem leis semelhantes”, anunciou, Claudio Gomes, que representa o Lions Centro.

Fonte: Morgana Daniel