Os vereadores de Criciúma, bem como o prefeito e o vice-prefeito foram empossados durante cerimônia realizada nesta noite (01/01), no Teatro Elias Angeloni. O local estava lotado para acompanhar a Sessão Solene de Posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito, bem como a instalação da 19ª legislatura 2017/2020. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo site da Câmara.

Logo no início, o vereador mais votado, Arleu da Silveira, seguindo o Regimento Interno, assumiu o comando dos trabalhos, e nomeou “ad hoc” a vereadora Camila Nascimento para secretariar as atividades da noite.

Silveira quem empossou todos os 17 vereadores, incluindo ele, para a legislatura 2017/20. Depois foi a vez de dar posse ao prefeito Clesio Salvaro, e ao vice Ricardo Fabris.

Como dita o Regimento Interno da Casa, houve ainda uma pausa de sessenta minutos, para inscrição de chapas para a escolha da Mesa Diretora da Câmara de vereadores. Houve inscrição de duas chapas, uma com a presidência do vereador Júlio Cézar Colombo, e a outra com o vereador Julio Kaminski. Depois da inscrição das duas, e protocolada na secretaria do Legislativo, os trabalhos foram reabertos, e os vereadores ainda sob a presidência do vereador mais votado, elegeram os componentes da mesa, que ficará assim composta para o biênio 2017/2018:

Presidente: Julio Cezar Colombo (PSB)
Vice-Presidente: Daniel Freitas (PP)
Primeiro Secretário: Jair Augusto Alexandre (PSC)
Segundo Secretário: Ademir Honorato (PMDB)

O vereador Arleu da Silveira falou em nome de todos e salientou a importância de um trabalho sério e com muito respeito ao povo criciumense. “É na educação que formamos os pilares dos nossos filhos. Nós temos um compromisso com a sociedade e o tempo passa muito rápido. A prova disso é o crescimento dos nossos filhos. O vereador é um agente muito importante,seja na elaboração e análise de projetos, seja na relação direta com a comunidade”, disse.

Márcio Búrigo agradeceu a todos os funcionários, família e amigos que estiveram ao lado dele durante o seu mandato. “Todos juntos fomos protagonistas e fizemos o que podíamos”, ressaltou. Márcio também lembrou que o país está passando por uma crise e que a sociedade está cobrando por mudanças. Ele finalizou desejando sucesso aos que foram empossados.

O prefeito Clésio Salvaro ressaltou a responsabilidade na gestão pública. “Não devemos nos envergonhar de sermos políticos. Sejamos o trigo do grão da esperança, que alimenta a nossa gente”. Salvaro utilizou uma parábola bíblica para relacionar os políticos com o joio e o trigo. “ O joio é oco, enquanto o trigo oferece a sua pureza. Quando chega o tempo, os dois são colhidos juntos e levados para serem peneirados”, disse. O prefeito também mencionou seu pai, Armelindo Salvaro, que esteve presente no evento, a esposa e os filhos. O prefeito empossado também informou sobre a redução de secretários no governo.

O vice-prefeito Ricardo Fabris agradeceu a todos, em especial, à família, e falou sobre moralidade na política. “O nosso maior desafio é fazer diferente e recuperar a confiança da população. É uma missão de honra que pretendo cumprir com responsabilidade e dedicação. Esses serão os princípios que vão me guiar”, afirmou.

O presidente eleito da Câmara de vereadores, Júlio Colombo, falou que o primeiro passo foi dado e ressaltou que fazia muito tempo que não havia uma eleição disputada na Câmara. “Nós sabemos exatamente o que temos que fazer para a nossa cidade. As decisões na Câmara serão feitas com a participação coletiva dos 17 vereadores”, disse.

Lista dos empossados e seus respectivos votos:

Ademir josé Honorato – 1.949
Aldinei joão potelecki – 2.003
Antonio Manoel – 2.010
Arleu ronaldo da Silveira – 3.431
Camila do nascimento – 2.042
Dailto feuser - 2.499
Daniel costa de freitas – 3.423
Geovana benedet zanette - 1.978
Jair augusto Alexandre – 1.976
João batista belloli – 2.347
José paulo ferrarezi- 3.133
Julio cesar colombo – 2.020
Julio cesar kaminski – 2.634
moacir dajori – 1.944
Salesio lima – 2.137
Valmir dagostim – 2.013
Zairo josé Casagrande – 1.962

Fonte: Texto colaboração: Jessica Rosso| Fotos: Mauricio Vieira