Na segunda sessão de agosto, no dia 3, a Câmara de Vereadores analisou, debateu e aprovou oito propostas. A pauta incluiu um projeto de lei de autoria do Executivo Municipal, que denominou a Estação de Tratamento de Água III com o nome da ex-primeira dama, “Maria Barbosa Belinzoni”. A nova ETA, situada na esquina das ruas Rui Stockler de Souza e Prefeito Walter Belinzoni será inaugurada na terça-feira, dia 9.

A pauta da sessão também incluiu sete indicações, através das quais os vereadores solicitam melhorias para diferentes setores e diversas comunidades.

Veja as propostas aprovadas:

PROJETO - A Câmara de Vereadores vai votar o Projeto de Lei 15/2016, de autoria do Executivo Municipal, que denomina o local como “Estação de Tratamento de Água Maria Barbosa Belinzoni”.
A nomenclatura da ETA III é uma homenagem póstuma a ex-primeira dama Maria Barbosa Belinzoni, esposa do ex-prefeito Walter Belinzoni. Ele governou o município durante o mandato 1951-1956.

BELA VISTA - Vereador Luiz Djalma Marcelino, Luiz do Bailão, solicita que a prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Departamento de Trânsito viabilize a implantação de ao menos um abrigo de passageiros nas imediações do Residencial Bela Vista, Loteamento Paraíso. Na mesma proposta é reivindicada a inclusão desse ponto no itinerário dos ônibus que fazem o transporte escolar.

ILUMINAÇÃO – É de autoria do vereador Arilson Costa indicação para que a prefeitura providencie a revisão e manutenção no sistema de iluminação pública nas localidades de Sanga da Toca I e Sanga da Toca II.

SAÚDE/ATENDIMENTO - Dinamizar o atendimento na saúde pública. Esta é a principal finalidade da indicação do vereador Alexandre Rezende Pereira. Ele solicita que a Secretaria de Saúde substitua o atendimento por agendamento ao invés de ordem de chegada para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que procuram assistência médica nas Unidades Básicas de Saúde (UBs) e na Unidade Central de Saúde Bom Pastor. A única exceção são os atendimentos envolvendo casos de comprovada urgência.

ROTATÓRIAS - Indicação do vereador Luiz Braz Paulino, Lulu requer que a Prefeitura de Araranguá, por meio do Departamento de Trânsito e da Secretaria de Obras, providencie a restauração e implantação de novas placas de sinalização preferencial em todas as rotatórias existentes em nosso município.

CANJICA – Tem autoria do vereador Ozair da Silva, Banha indicação para que a prefeitura, por meio da Secretaria do Interior, providencie a roçagem da vegetação situada nas margens das estradas e realize o patrolamento das via vicinais que dão acesso ao Distrito Hercílio Luz, comunidade de Canjica.

HERCÍLIO LUZ – É de autoria do vereador Jacinto Dassoler indicação para que a Prefeitura de Araranguá realize a manutenção em todo o sistema de iluminação pública do Distrito Hercílio Luz. Na mesma proposta, é solicitada a implantação de hastes e lâmpadas em frente as residências que carecem dessa benfeitoria.

TRÂNSITO – O presidente da Câmara, vereador Rony da Silva indica que o Departamento Municipal de Trânsito e a Secretaria de Obras realizem a repintura das faixas de pedestres cujas estruturas apresentam desgaste.

Fonte: AssCom Câmara de Vereadores de Araranguá