O secretário Executivo do Desenvolvimento Regional de Criciúma, João Rosa Filho Fabris, recebeu em seu gabinete, nesta quinta-feira, 23, representantes dos órgãos do Estado na região da AMREC para a primeira reunião do Colegiado Regional de Governo. Esta é uma das ações solicitadas pelo Governador Raimundo Colombo às Agências de Desenvolvimento Regional após a transformação de SDR para ADR. “Precisamos estar em sintonia com todos os órgãos do Governo do Estado e transmitir todas as ações regionais para o colegiado Estadual e ao governador”, explica Fabris.

Neste primeiro encontro, a ADR fez uma apresentação dos 79 convênios já assinados com os 12 municípios de abrangência em 2012 e que já somam mais de R$ 27 milhões de investimentos do Governo do Estado na região. Até junho será um total de 120 convênios e um montante de mais de R$50 milhões aplicados.

Os Colegiados foram criados pela Lei nº 16.795, de 16 de dezembro de 2015, que dispõe sobre a transformação das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) em Agências de Desenvolvimento Regional (ADR). As reuniões do Colegiado Regional de Governo serão realizadas mensalmente, onde todos os órgãos vão elaborar um relatório das atividades que estão sendo realizadas em cada setor. O grupo irá ainda, apoiar as ADR’s na elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional, bem como o Plano Plurianual e Orçamento Anual; discutir os planos e programas relativos ao desenvolvimento regional; discutir a atuação dos órgãos integrantes do Colegiado na respectiva região de abrangência; e apoiar o funcionamento dos consórcios na respectiva região de abrangência.

Integram o Colegiado Regional de Governo da ADR Criciúma o secretário executivo da ADR, João Rosa Filho Fabris; gerente Regional da Epagri, Fernando Damian Preve Filho; Comandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Criciúma, Ten Cel. James Marcelo Ventura; Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar de Criciúma, Cel. Evandro de Andrade Fraga; Coordenador Regional de Defesa Civil, Rosinei da Silveira; Delegado Regional de Polícia Civil, Joarez de Souza Medeiros; Gerente Regional da Cidasc, Wilmar Warmling; Gerente de Desenvolvimento ambiental da FATMA, Filipe Barchinsk da Silva; Superintendente Regional Sul/Serra da Casan, Vilmar Tadeu Bonetti; Gerente Regional da Celesc, Enaldo dos Santos e o Gerente Regional da Fazenda, Joanício Felisberto.

As reuniões serão realizadas todas as últimas quintas-feiras de cada mês e são organizadas pela Gerência de Planejamento Regional. “Este foi um primeiro contato, a partir de agora nossas ações ganharão maior corpo. Também vamos incluir ao grupo todos os gerentes da ADR, como saúde e educação, além de Deinfra, DEAP e PMR”, complementa o secretário.

Fonte: Paula Darós Darolt - AssCom ADR Criciúma