O segundo suplente de vereador da coligação PDT/PSC/PR/PPS/PRTB/PHS/PMN/PSB/PV, André Luiz de Luca assumiu na tarde de hoje (13/6) cadeira no Legislativo. Ele vai ocupar o cargo pelo período de 60 dias, já que o titular, o vereador Pastor Jevis (PDT), se licenciou para tratar de assuntos particulares. O presidente Daniel Freitas (PP) foi quem deu a posse.

“Esse momento é especial e significativo. Estar assumindo uma cadeira no Legislativo é minha primeira experiência política decorrente de mandato popular. Espero responder a altura. Mesmo com pouco tempo, espero corresponder a toda a sociedade”, disse de Luca. O arquiteto lembrou as funções ocupadas e a tradição da família de ocupar cargos políticos.

“O Partido Progressista ingressa mais um parlamentar nesta Casa, e tenho certeza que a vossa presença vai engrandecer ainda mais nossos debates”, parabenizou o presidente Daniel Freitas (PP). Parlamentares desejaram sucesso ao novo edil.

Presidente lembra a importância do trabalho das Caixas Solidárias

Vereador Daniel Freitas

O presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Freitas (PP), usou a Tribuna da sessão de hoje (13/6) para ressaltar o trabalho realizado com o projeto Caixa Solidária, projeto este de autoria do Governo Municipal, mas que foi indicado pelo vereador Daniel Freitas. “As caixas deram muito certo, a população está bem engajada e muitas pessoas estão sendo atendidas”, comentou, pedindo para que a população continue fazendo as suas doações, principalmente agora que as temperaturas estão muito baixas.

A lei permite que as caixas coletoras sejam instaladas em locais públicos e funciona através de uma parceria entre Administração Municipal e a ONG Cidade em Ação. As peças, entre elas, roupas, calçados e cobertores, após triagem, são encaminhadas para famílias carentes da região carbonífera.

Tati tem requerimentos aprovados

Vereadora Tati Teixeira

A vereadora Tati Teixeira (PSD) teve quatro requerimentos aprovados na sessão de hoje (13/6). No primeiro, a parlamentar pede informações ao Executivo sobre o saneamento básico do Bairro São Domingos. Tati quer saber onde são jogados os dejetos e qual forma é utilizada para tratamento do mesmo. E se caso não haja tratamento adequado, ela busca informações se existe projeto para atender adequadamente a comunidade. O mesmo pedido também é solicitado para o Bairro Rio Bonito e Vila Miguel.
Pavimentação
Tati também pede informações ao Executivo sobre projeto para pavimentação da Rua Pedro João de Souza, localizada no Bairro Metropol, e se há projeto para construção de Unidade de Saúde no Bairro Rio Bonito, dada a procura por esse serviço na comunidade.
Projetos do Executivo
Projetos do Executivo também foram aprovados na sessão. O PE 026/16 que altera dispositivos da lei n° 6.348/2013, que dispõe sobre o Plano Plurianual - PPA 2014/2017 do município de Criciúma e da Lei n° 6.644/2015, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2016 e dá outras providências, o PE 019/16 que dispõe sobre a concessão de direito real de uso de uma área de terra localizada no Loteamento Industrial Realdo Santos Guglielmi – Laranjinha à empresa ALPHA X DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS LTDA ME, e dá outras providências,e o PE 027/16 que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito externo junto ao FONPLATA – Fondo Financiero de Desarollo de la Cuenca del Plata, com garantia da união e dá outras providências.
Também foram aprovados o PLC/PE/004/16 que altera o zoneamento das áreas que especifica e dá outras providências, e o PLC/PE/005/16 que corrige o anexo 5 da Lei Complementar nº 095 de 28.12.2012, e dá outras providências.
http://www.camaracriciuma.sc.gov.br/documento/projeto-pe-no-26-2016-25148

http://www.camaracriciuma.sc.gov.br/documento/projeto-pe-no-19-2016-25073

http://www.camaracriciuma.sc.gov.br/documento/projeto-pe-no-27-2016-25149

Fonte: Daniela Savi - Assessoria de Imprensa – Câmara de Vereadores de Criciúma (Fotos: Jessica Rosso)