Vereadores somam-se à luta pela manutenção da agência da Receita Federal em Araranguá
Vereadores somam-se à luta pela manutenção da agência da Receita Federal em Araranguá

Com o Plano de Reestruturação Nacional do Governo Temer, dezenas de Agências da Receita Federal estão fechando em todo o país. Os clientes e entidades surpreendidos com a informação.

A Receita Federal, por meio de sua assessoria de imprensa, confirmou o Plano de Reestruturação Nacional e afirmou que Agências da Receita Federal (RF) serão fechadas em todo o País, mas não informou números. Disse também que algumas das desativações podem ser revogadas.

O Presidente Interino da República, Michel Temer alegou razões necessárias de redução de despesas de custeio. A decisão já foi publicada no Diário Oficial da União na última terça-feira, dia 6.

Representantes das entidades tentam evitar o fechamento das Agências da Receita Federal em várias cidades do país, mas algumas já foram fechadas e várias outras serão, nos próximos dias, meses e até em 2017.

Nesta segunda-feira, dia 13, uma comitiva liderada pela Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) estará em Curitiba/PR, na Superintendência da Receita Federal. "O objetivo é apresentar dados e ofícios que são contrários ao fechamento da agência da RF em Araranguá. A Câmara de Vereadores, inclusive, aprovou moção manifestando de maneira oficial este posicionamento. As autoridades da região, prefeitos, vereadores e lideranças de entidades de classe estão unidas por esta causa", explica o presidente da Casa Legislativa de Araranguá, vereador Rony da Silva (DEM).

Entre os principais serviços prestados pelas Agências da Receita Federal são Administração de Cadastros (CNPJ e CPF) constam, o atendimento a Pessoas Jurídicas vinculadas a Construção Civil, atendimento a empresas do Simples Nacional, atendimento integrado dos serviços da Procuradoria da Fazenda Nacional, Parcelamentos de Tributos, Abertura e Fechamento de Empresas.

Com o eminente fechamento da agência da Receita Federal de Araranguá, os clientes teriam de se deslocar para serem atendidos na cidade de Criciúma.