Quem pretende votar nas eleições municipais de 2016 não deve deixar para a última hora para tirar seu título no cartório eleitoral ou solicitar transferência de município, em caso de mudança de localidade.

Em Araranguá, os eleitores estão se antecipando e o movimento já é considerado acima do comum. Quem antecipar a ida, poderá evitar as filas nos dias que antecedem o fechamento do cadastro de eleitores para o pleito deste ano. O prazo para alistamento eleitoral e transferência termina no dia 4 de maio. No município, apesar de ser feriado da Padroeira, haverá, plantão, mas o horário ainda não foi definido pelo Tribunal. Segundo a Chefe do Cartório, Joanna Silveira Mendes de Oliveira, é importante esclarecer que a segunda via do título pode ser requerida até o dia 22 de setembro (neste caso, não pode haver qualquer alteração nos dados cadastrais do eleitor: tais como nome e local de votação).

Ela explica ainda que o eleitor que completar dezesseis anos até o dia 2 de outubro deste ano pode requerer seu alistamento até o dia 04 de maio. Ou seja, não precisa esperar completar 16 anos. Outra informação importante é que os prazos nunca são prorrogados. “O eleitor recebe o título na mesma hora e não tem custo. Só haverá custo, caso o eleitor tenha deixado de votar alguma eleição. Neste caso, são cobrados R$3,50 por eleição, sendo que cada turno corresponde a uma eleição,” pontuou Joanna.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA

PRIMEIRO TÍTULO:
Documento de Identidade oficial original (ex: RG, Carteira de Trabalho, Carteira de Motorista, Carteira Profissional)
Homens entre 18 e 46 anos - Certificado de Reservista.
Comprovante de residência em seu nome. 

SEGUNDA VIA DO TÍTULO:
Documento de Identidade oficial original (ex: RG, Carteira de Trabalho, Carteira de Motorista, Carteira Profissional)

TRANSFERÊNCIA DE SEÇÃO (sem alteração do município):
Documento de Identidade oficial original (ex: RG, Carteira de Trabalho, Carteira de Motorista, Carteira Profissional)

TRANSFERÊNCIA TÍTULO :
Documento de Identidade original.
Comprovante de residência em seu nome.

Quem não precisa votar (facultativo): Analfabetos; Maiores de 16 e menores de 18 anos; Maiores de 70 anos Horário de atendimento: Das 12 às 19 horasEndereço: Av. XV de Novembro, 1475, Sala 103, 1º Andar, Ed. Classic, em cima da Fátima Brinquedos, ao lado da Gênios Veículos Fone Cartório Eleitoral : (48) 3524-0494  

Informações importantes: ARARANGUÁ: - Houve a criação de um novo local de votação no IFSC- Instituto Federal de Santa Catarina. - Os eleitores que votavam no CAIC - Escola do Jardim das Avenidas, votarão, a partir desta eleição, na UNISUL (razão da mudança: não havia acessibilidade no CAIC) - Os eleitores que votavam na Volta do Silveira passarão a votar no Colégio Otília da Silva Berti no Bairro Barranca. (razão: a Volta do Silveira tinha apenas 68 eleitores e fica muito próximo ao Colégio da Barranca) BALNEÁRIO ARROIO DO SILVA: - Houve a criação de dois locais de votação: na APAE e no GOLFINHOS. - Os eleitores que votavam no Colégio Passo Fundo na Praia da Meta, passarão a votar no Centro Educacional Infantil Tereza Pereira Coelho (que fica ao lado do Colégio). Razão da mudança: a creche é maior e com as adequações de acessibilidade. - Os eleitores que votavam no Postinho de Saúde da Praia da Caçamba passarão a votar na nova escola do bairro: Escola Professora Jaira Vieira Borges. (melhor estrutura)