Já estamos chegando ao final do mês de janeiro e as conjecturas políticas começam a acontecer tendo em vista o pleito eleitoral municipal.

Em Araranguá não é diferente. Talvez a diferença, na Cidade das Avenidas, seja a forma como estão sendo conduzidas as negociações para possíveis coligações visando às eleições de 2016.

A política não para, ela ocorre cotidianamente, por vezes em voz alta, por vezes silenciosamente.

Waltão [email protected] e a Revista W3 dão a partida em vista as tendências políticas voltadas à sucessão municipal de Araranguá. Evidentemente que muitas mudanças devem ocorrer no cenário político, mas fundamental é iniciarmos a conversa a respeito.

QUAL SERÁ O POSSÍVEL CANDIDATO DO PMDB?

Cezar-cesa-300x225.jpg
Cesar está entre os favoritos do PMDB

Um partido que está sendo muito comentado no momento com relação a sucessão municipal é o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Nele residem grandes lideranças.

Há quem aposte que César Cesa deva assumir a Administração de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá e que uma vez no cargo, se abra espaço para novas lideranças terem seus nomes em voga pelo partido.

Dentre os nomes peemedebistas lembrados, o do deputado estadual Manoel Mota e Anísio Premoli são constantemente citados.

Nossa reportagem manteve contato com Manoel Mota e tem grandes novidades a respeito da possível ida de César Cesa para a ADR. Tentamos conversar com Anísio Premoli, mas infelizmente não foi possível.

O deputado Manoel Mota, informou que a ida de César Cesa para a ADR não tem em vista desvincular o mesmo do pleito eleitoral, muito pelo contrário, será a oportunidade de César trabalhar muito e buscar sua candidatura ao Paço Municipal de Araranguá.

Manoel Mota confirmou, durante entrevista exclusiva que, César Cesa deverá ser o candidato a prefeito pelo PMDB de Araranguá e que da data que assumir até a última data para desincompatibilização terá muito tempo para mostrar suas qualidades de administrador frente a ADR e consequentemente fazer um trabalho a contento se for eleito prefeito.

SANDRO MACIEL DEVE SER CANDIDATO A REELEIÇÃO PELO PT

IMG_2730-Medium1-300x225.jpg
Sandro é o candidato natural do PT

Mesmo com as constantes afirmações de que não tem por desejo pessoal ser candidato à reeleição, o atual prefeito de Araranguá, deve, por desejo e orientação do próprio Partido dos Trabalhadores (PT), ser novamente candidato.

O [email protected] conversou com o presidente interino do Partido dos Trabalhadores Sérgio Maciel e este ratificou o desejo do partido que Sandro seja candidato.

Também é desejo do PT manter a atual base de apoio ao governo, ressaltando que, inclusive, o PT não vê problemas em manter-se o vice-prefeito, mas que o partido respeitará caso a decisão seja de indicar, conjuntamente, outra pessoa como vice de Sandro.

Com relação ao desgaste do governo Sandro Maciel, visto é que todo governo passa por desgaste, afinal quem está no poder é sempre visado.

Ademais, convenhamos que administrar uma coligação grande como a que elegeu o atual prefeito, não deve ser das missões mais fáceis, há que se contentar a todos, pois somente assim se mantém o apoio do grupo.

PR APOSTA EM PRIMO MENEGALLI

IMG_6510-Medium-200x300.jpg
Primo é o sonho de consumo do PR

Prefeito por duas vezes na Cidade das Avenidas, Primo Menegalli (PR), é nome muito lembrado e citado em todas as esferas sociais.

Tido, por muitos, como o prefeito que revolucionou Araranguá, é tido pelos mais descrentes do governo atual, como a possível solução para os problemas hoje enfrentados.

O Partido da República (PR) é hoje o sonho de consumo de muitos partidos que desejam indicar o vice de Primo. Entretanto, a proximidade maior, aparentemente é do Partido Progressista (PP), com quem Primo e o PR têm mantido contato e constantes reuniões.

A possível candidatura de Primo Menegalli ainda é uma incógnita, mas nas redes sociais nota-se uma grande acolhida ao seu nome. Uma coisa é fato, Primo fez história na política araranguaense e é nome de grande respeito.

MARIANO MAZZUCO NETO É O NOME FORTE DO PP

Mariano-Mazzuco-4-Medium-200x300.jpg
Ex-prefeito deve voltar ao cenário político em 2016

Vice de Primo Menegalli e prefeito por dois mandatos em Araranguá, Mariano Mazzuco Neto é nome de grande alcance no Partido Progressista (PP).

Entretanto, não há como defini-lo como pré-candidato a prefeito pelo PP ou ter seu nome em parceria com Primo Menegalli (PR). Sequer, em se formando novamente a parceria há como se afirmar quem deverá ser o candidato a prefeito e quem deverá ser candidato a vice.

Mas é pacífico a todos os partidos que será difícil para qualquer um deles eleger com chapa pura o novo prefeito de Araranguá.

PSDB TEM PRETENSÃO DE PERTENCER A UMA CHAPA MAJORITÁRIA

O [email protected] conversou com o atual presidente do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de Araranguá, Bervaldo Zilli e este se manteve cauteloso com relação a sucessão municipal.

Pés no chão, afirmou que o partido pretende participar na majoritária, não determinando que deva ser com candidato a prefeito.

Entende ele, que, neste momento, não há como se definir por lançar um candidato a prefeito. Depende de muitas negociações para tanto, pois Bervaldo também aposta que a eleição se tornará imensamente mais difícil se um partido se lançar com chapa pura.

Aberto a sugestões e convites para compor uma chapa majoritária, o PSDB segue buscando adesão de novos filiados e preparando uma nominada com vistas ao Legislativo Municipal.

RESUMO DA ÓPERA

A estrada é longa até a eleição e muitas mudanças estarão por vir, mas nós estamos dando a partida nos possíveis rumos políticos de Araranguá e doravante estaremos sempre [email protected] e trazendo até você, valoroso leitor as novidades que venham a ocorrer.