Estão abertas até o dia 30 de setembro as inscrições para os cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O Câmpus Araranguá oferece três cursos, todos gratuitos: Eletromecânica (matutino), Eletromecânica (vespertino) e Vestuário (matutino).

Os cursos técnicos integrados são aqueles em que o estudante faz o ensino médio e o profissionalizante juntos dentro do IFSC. Para isso, o estudante deve possuir o ensino fundamental completo ou concluí-lo até a data da matrícula.

As inscrições devem ser feitas pela internet, no site do IFSC: www.ifsc.edu.br. A seleção é feita por um exame de classificação, marcado para o dia 20 de outubro, com dez questões de Língua Portuguesa e dez questões de Matemática.

O valor da inscrição é de R$ 55. Porém, o candidato pode requerer isenção do pagamento, no ato da inscrição, até o dia 23 de setembro. Para isso, é preciso se encaixar nos critérios descritos no edital disponível no site do IFSC.

O preenchimento das vagas oferecidas pelo IFSC é realizado por meio de dois sistemas: a Ampla Concorrência e o Sistema de Cotas para Escolas Públicas. Para concorrer às vagas por meio do Sistema de Cotas, o candidato deverá fazer sua opção no momento em que se inscrever, de acordo com os critérios estabelecidos no edital.

A lista dos candidatos aprovados, para matrícula em primeira chamada, será publicada no dia 06 de dezembro. Em todo Estado, o IFSC oferece 1.111 vagas em 26 cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Fonte: Assessoria de Imprensa