Foi realizada na manhã desta terça-feira, 27, na Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) Araranguá, o Abraço APAE. O evento faz parte do cronograma da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Alunos de diversas escolas, familiares, colaboradores, clubes de serviços como Lions Clube Araranguá, participaram da cerimônia.

O abraço APAE já está na 8ª edição e tem como propósito diminuir a distância entre a comunidade e os deficientes especiais. A inclusão social é tema de debate na unidade de Araranguá que atende 200 alunos.

“Começamos a falar de inclusão social, e esse evento fortalece a interação e integração dos educandos das mais diversas escolas com os nossos alunos especiais. Essa troca de experiência é muito gratificante para a instituição”, declarou o presidente da APAE Araranguá, Deonel Alves da Silva.

Historicamente a APAE recebe auxílio e ajuda solidária de diversos setores da comunidade. Mas foi por meio da atitude de uma educadora do ensino público que nasceu o dia do abraço em particular.

“A ideia surgiu no ano de 2014 através da inciativa de uma professora da escola Castro Alves, que resolveu mobilizar outras unidades de ensino. O intuito é fazer uma visita inclusiva, participativa e reflexiva aqui na escola”, explicou a diretora pedagógica da APAE de Araranguá, Clarinda de Vila.