O município de Balneário Arroio do Silva se prepara para a realização de mais uma edição da Semana Farroupilha. O evento de tradicionalismo gaúcho acontece nos dias 15 a 22 de setembro. A programação e todos os detalhes da semana estão sendo planejados através da união entre a equipe municipal e grupos tradicionalistas.

O evento é uma realização da Administração Municipal e conta com o envolvimento efetivo de grupos que mantêm viva a cultura e o tradicionalismo. “Este envolvimento de todos que é importante para resgatar e promover a cultura e o tradicionalismo. O evento se torna sucesso através da união de todos e desde já agradecemos a participação de cada um”, destacou o prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro. Os piquetes serão montados na entrada do município, no local tradicional, na Avenida Barriga Verde.

A novidade desta edição deverá ser a realização de provas campeiras, o que promete atrair o público, além de promover um espaço para competição e entretenimento. As Campeiras do Litoral e os Campeiros ajustam e organizam os detalhes.

A Chama Crioula chegará no município no dia 15 de setembro, dando início ao evento que contará com muitas apresentações culturais, mateada, shows e confraternização. O patrão desta edição é Laci Borck da Silva. Escolhido pelo grupo, seu Laci é uma pessoa muito querida e conhecida no meio tradicionalista. “O patrão representa a união e quero contribuir, principalmente, participando efetivamente. Este é o meu jeito de trabalhar. Através da união podemos fazer um grande evento”, enalteceu.

A programação cultural e de shows vem sendo preparada e deverá ser divulgada em breve. A parte cultural está sob responsabilidade da secretaria de educação. Já o piquete será organizado por cada grupo participante. O evento deverá começar a ganhar forma no local a partir da primeira semana de setembro.

Músicos e artistas tradicionalistas podem se inscrever

O departamento de turismo faz uma seleção dos músicos e artistas tradicionalistas do município e região. Cantores e grupos musicais do gênero tradicionalista gaúcho podem se inscrever no departamento de turismo que fará um levantamento das atrações locais e regionais. Interessados podem entrar em contato pelo telefone 48 3526 0350 e falar com Joey. O departamento de turismo fica localizado na área central, anexo ao Centro de Apoio ao Turista (CAT).

Fonte: Bianca Goulart