Ganhará uma nova edição o livro didático "Uma Aventura pela História de Maracajá", publicado originalmente em 2007, com conteúdos relacionados ao patrimônio cultural e ambiental do município, com linguagem apropriada para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental.

Para debater o assunto, a diretora de Educação Cristiane Sant`Ana e a chefe do Setor de Projetos, Odécia de Souza, se reuniram com a professora doutora Deisi Scunderlick Eloy de Farias e encaminharam o processo, que deve culminar em outubro deste ano.

A ação é parte integrante do Projeto "Cultivando educação: Colhendo Cidadania" desenvolvido em parceria com a Empresa Criativa Lavanderia, com atividades cm alunos das escolas municipais Maria Libânia Machado, no Encruzo do Barro Vermelho e Eulália Oliveira de Bem, no Espigão Grande.

O livro didático "Uma Aventura pela História de Maracajá" tem como autoras Deisi Scunderlick Eloy de Farias, Márcia Fernandes da Rosa Neu e Odécia Almeida de Souza e resulta de parceria iniciada com a Deisi em 2004, quando com sua equipe de arqueologia realizou o mapeamento arqueológico do município e em 2005 organizou e publicou o livro "Maracajá: pré história e arqueologia".

Deisi Scunderlick é pós-doutora em Arqueologia pelas Universidades de São Paulo (2017) e do Vale do Rio dos Sinos (2011), Doutora em História, com área de concentração em Arqueologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001).