O Fórum Rincão do Amanhã, realizado no último sábado, 29, em Balneário Rincão, convidou um público de mais de 600 pessoas – presente no evento, além das que acompanharam a transmissão ao vivo pela Unesc TV – a refletir sobre o município que querem no futuro. Entre palestras, apresentação de cases e participação de lideranças e da comunidade com sugestões, a pergunta “Como manter a economia aquecida no inverno e no verão?” foi levantada. As considerações serão levadas ao debate entre entidades e lideranças do município, com o objetivo de pensar estratégias e ações que colaborem com o seu desenvolvimento.

O evento é uma iniciativa da Unesc em parceria com a Rádio Som Maior, Portal 4oito, Tribuna de Notícias, prefeitura de Balneário Rincão e Samae do município.

O Fórum Rincão do Amanhã foi apresentado por Adelor Lessa e teve a participação da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta; do prefeito de Balneário Rincão, Jairo Custódio; do executivo do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da região da Foz do Rio Itajaí, João Luiz Demantova; da deputada estadual Paulinha; do coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Pedro Luiz Kestering; dos professores da Universidade, Eder Frank e Igor Drudi; do responsável pelo Setor de Captação de Projetos do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), Tales Garcia Antunes; e da coordenadora do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc, Melissa Watanabe.

Palavras como turismo, atrair, renda, projeto, opções, investir, cursos, atrações e comércio estiveram entre as lembradas pelos participantes do evento, que encaminharam as sugestões por WhatsApp.

Durante o Fórum, Drudi fez uma dinâmica para que os participantes debatessem em duplas o que é necessário para dar uma nova energia para o Balneário Rincão. A comunidade presente pode se manifestar e apresentar as suas sugestões e considerações.

Prioridades

As contribuições vieram também de quem não estava no evento. Um canal, pelo Whatsapp, foi disponibilizado para que os ouvintes da Rádio Som Maior e os telespectadores da Unesc TV pudessem interagir e ajudar a pensar o futuro da região. Toda a movimentação foi monitorada pelo PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) e pelo GPMEQ (Grupo de Pesquisa em Métodos Quantitativos Aplicados), e as informações, organizadas em forma de gráfico com as prioridades.

Das interações, o resultado de “Como manter a economia aquecida no inverno e no verão?” foi:

25% Lazer, recreação e qualidade de vida;

23% Infraestrutura;

20% Outros;

11% Educação;

8% Setores de serviços, comércio e indústria;

8% Gestão de recursos naturais e meio ambiente;

5% Plano de desenvolvimento econômico.

Universidade anuncia polo EaD em Balneário Rincão

O Fórum trouxe uma novidade para moradores da região. Durante o evento, foi anunciada uma parceria entre a Unesc e a prefeitura de Balneário Rincão para a implantação do polo Ead (Educação a Distância), que também irá oferecer oportunidades presenciais aos moradores daquela região.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta e o prefeito do município, Jairo Custódio, assinaram um protocolo de intenções para o projeto. “O curso que terá início em agosto deste ano é o de Turismo, com foco no desenvolvimento regional. Temos muitas expectativas positivas com relação a este curso que poderá colaborar com um movimento em toda a região. O turismo precisa ser trabalhado aqui como um dos grandes focos. O Balneário Rincão e o seu entorno são ricos em belezas naturais e tem acesso fácil. A Unesc chega aqui com a intenção de contribuir com o desenvolvimento dessa região”, salienta.

Segundo o prefeito de Balneário Rincão, o Fórum permitiu um debate envolvendo moradores e veranistas e lideranças, com o objetivo de construir um município cada vez melhor para todos. “Estamos aqui para ouvir as sugestões de quem faz o Rincão. Isso vai nos ajudar a refletir e planejar melhor as ações para o futuro do município”, comenta o prefeito, ressaltando ainda que ter parceiros como a Unesc para iniciativas na área da Educação visando o desenvolvimento é de extrema importância.

Evento movimenta lideranças de Santa Catarina

O presidente da Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina), Júlio Garcia, enfatizou a importância de parcerias entre o poder público e instituições de ensino como a realizada para o Fórum. “As cidades são melhores na medida que têm bons administradores e uma região não pode se desenvolver bem se não tiver uma boa universidade. O Sul do Estado tem na Unesc uma referência de universidade competente, preparada e vibrante. Quando se junta uma administração competente e uma universidade comparada, o sucesso está garantido”.

O prefeito de Tubarão e presidente da Fecam (Federação Catarinense dos Municípios), Joares Ponticelli afirma que uma cidade sem planejamento não pode vislumbrar um futuro com desenvolvimento e salienta a importância do movimento feito pelo Fórum Rincão do Amanhã e das entidades envolvidas. Para ele, ações como o evento deste sábado comprovam o caráter comunitário de uma universidade como a Unesc.

Adelor Lessa, parceiro dos Fóruns Criciúma do Amanhã (em 2018) e Amesc e Rincão do Amanhã (em 2019), salientou que a Universidade tem o papel de fomentar o desenvolvimento, apoiar e levar ideias e propostas e os veículos de comunicação, é mobilizar e contribuir para a divulgação dessas iniciativas. “A cada evento vamos aprendendo, adequando e aperfeiçoando o trabalho. O de hoje teve uma interação muito interessante. Foi muito produtivo para todos os envolvidos”.

O Fórum Rincão do Amanhã foi prestigiado pelo presidente da Acic (Associação Empresarial de Criciúma), Moacir Dagostim; pelo vice-prefeito de Balneário Rincão, Luiz Gustavo da Luz; pelo vice-prefeito de Criciúma, Ricardo Fabris; pelo prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo; pela vice-prefeita de Cocal do Sul, Cirlene Gonçalves Scarpato; pelo prefeito e pelo vice de Içara, Murialdo Gastaldon e Sandro Serafim, respectivamente; pelo secretário executivo da Amrec, Lei Alexandre; pelo presidente da Câmara de Vereadores de Balneário Rincão, Mauri Viana; pelo presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Miri Dagostim; pelo deputado federal, Ricardo Guidi; e pelos deputados estaduais: Ada de Luca, Luiz Fernando Cardoso, José Milton Scheffer e Jessé Lopes. O diretor-geral do Tribuna de Notícias, Édson Da Soler, também participou do evento.

A equipe da gestão universitária também se fez presente com o vice-reitor da Unesc, Daniel Preve; a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris; o procurador jurídico, João Carlos de Medeiros Júnior; a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego; diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Oscar Montedo; a chefe de gabinete, Gisele Coelho Lopes e a coordenadora da sala dos municípios da Unesc, Izabel de Souza.

Fonte: Assessoria de Comunicação