Caminhoneiros do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro podem começar a usar nesta segunda-feira, 20, um cartão pré-pago para a compra de combustível que garante estabilidade diante das oscilações de preços nos postos.

A iniciativa da Petrobras será testada, inicialmente, nesses três estados por 100 motoristas e a expectativa é ampliá-la para todo o país nos próximos meses. Com o cartão, que funciona como uma conta digital, é possível colocar crédito que é convertido em um volume correspondente de óleo diesel.

Ao se dirigir a um dos postos da rede Siga Bem Caminhoneiro, da Petrobras, o caminhão pode ser abastecido com o montante correspondente, durante um mês.

Caso o preço do diesel suba no período, o caminhoneiro terá a garantia da mesma quantidade do combustível a qual correspondeu o crédito inicial aportado por ele.

Caso o preço caia, é possível optar por reverter os créditos em reais, a qualquer tempo, dentro dos 30 dias, com a cobrança de uma taxa de administração previamente informada.

Neste caso, o motorista poderá usar o dinheiro para comprar novos créditos de combustível pelo preço atualizado. Segundo a Petrobras, os valores em reais para conversão em litros de diesel estarão sempre disponíveis no site, no aplicativo e nos postos credenciados.

Depois dessa fase de testes e lançamento definitivo do cartão para todos os caminhoneiros, o cadastro poderá ser feito via aplicativo, call center ou presencialmente, em locais que ainda vão ser divulgados.

Fonte: Agência Brasil