A Escola de Samba Unidos do Arroio irá homenagear o município de Meleiro no desfile de carnaval deste ano. A escola, que há seis meses está nos preparativos para a festividade, pretende colocar na avenida um número histórico de integrantes para contar a trajetória do município que a tem como berço a agricultura.

Segundo o carnavalesco da entidade, James Perico Filho, a cada dois anos uma cidade da região é homenageada. A última havia sido Forquilhinha. “Nosso samba-enredo tem por tema: Orgulho Meleirense, e nele vamos destacar desde a economia até o povo que mora no município”, explica.

A letra do samba-enredo foi composta por Ulisses Ricardo. “Foi muito tempo de trabalho e de pesquisa para conhecer as origens, a cultura, a economia e o povo meleirense. Visitei diversos pontos da cidade, e tive a ajuda do prefeito Eder Mattos que é um apreciador da história local”, destaca o compositor.
Com 10 alas, comissão de frente e mais três carros alegóricos, em 2019 a escola pretende colocar na avenida cerca de 500 integrantes. A ala das baianas ganhará destaque representando as flores. “A origem do nome Meleiro vem do mel, e na ala das baianas vamos homenagear as plantas, pois sem flores não há mel. Outro destaque também será nossa porta bandeira, que representará as abelhas”, explica o carnavalesco.

Entre os integrantes que irão desfilar, o prefeito Eder Mattos já confirmou presença. Para dar conta de todo o trabalho de produção das fantasias e alegorias o entidade conta com o auxílio dos integrantes. “Temos cinco funcionários que estão há seis meses trabalhando duro nos preparativos, e agora com a proximidade da data a comunidade nos ajuda a noite, para darmos conta de todo o serviço”, finaliza James.

A programação de carnaval no Balneário Arroio do Silva inicia no sábado, 1 de março de se estende até na terça-feira de Carnaval, 5.