De 1º a 31 de outubro, tem Outubro Rosa. Um mês de conscientização e combate ao câncer de colo de útero e de mama. Em Araranguá a Secretaria de Saúde, através da Coordenação de Atenção Básica, Saúde da Mulher, Programa de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero e Mama e o apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer, estão com tudo pronto para um mês de prevenção.

Tanto as Unidades, como Secretarias e Departamentos do Governo do Município, estão decorados com o leque e o laço rosa, identificando o mês de conscientização. A programação para este ano está definida neste formato: todas as quintas-feiras, das 18h às 21h, em todas as Unidades de Saúde, (exceto Bom Pastor) tem coleta de Papanicolau, que é o exame preventivo de câncer de colo de útero.

Dia 21 tem o Café Cor de Rosa, numa promoção da Rede Feminina de Combate ao Câncer, o evento acontecerá às 16h, no Grêmio Fronteira, ingressos disponíveis com as equipes da Rede Feminina.

Dia 27, tem o Sábado D, que é o “Dia de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero e de Mama”. Das 8h às12h e das 13h às 16h, haverá atividades em todas as Unidades de Saúde.

Para a Coordenadora da Atenção Básica, Dirlei Ferri, as mulheres que farão o exame precisam levar o cartão SUS. “O câncer não pode ser prevenido, mas pode ser diagnosticado precocemente, trazendo uma maior índice de cura”, frisou.

Eliane Zanette, da Saúde da Mulher, tem uma dica: “Para as mulheres que já iniciaram a vida sexual e se cuidam, devem procurar a Unidade de Saúde, uma vez ao ano, para a coleta do prevenvtivo de cólo de útero. As que já passaram dos 40 anos devem realizar o exame de mamografia para prevenir e diagnosticar o câncer de mama”, explicou.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que em 2018, cerca de sessenta mil novos casos da doença serão diagnosticados. Só em 2016, de acordo com do DataSus(Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde), mais de dezesseis mil mulheres morreram por causa do câncer de mama. O melhor é a prevenção.

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Araranguá