Um dos sonhos mais antigos da população do Vale do Araranguá já é uma realidade: o Hospital Regional de Araranguá já está com a UTI Neonatal em funcionamento. Após a inauguração, há algumas semanas, os equipamentos foram colocados em teste para, posteriormente, entrarem em uso.

De acordo com o diretor técnico do HRA, Eduardo Ali Dominguez, a UTI Neo possui um total de cinco leitos. “Estes leitos são regulados, com isso podemos receber tanto bebês daqui, quanto de outras regiões do estado. E mesmo que estejamos com os cinco leitos ocupados, ainda podemos receber outros porque temos neonatologista de plantão que pode dar os primeiros cuidados que é essencial nas primeiras horas de vida de um prematuro. Atualmente, dois deles já estão ocupados por dois recém-nascidos que nasceram em nosso hospital”, acrescenta.

Segundo ele, a Regulação de Central de Leitos do estado já foi informada sobre as vagas. Ele também ressalta o empenho de toda a equipe do hospital, do Ideas e da secretaria de Saúde. “Nós estávamos muito ansiosos, a equipe já vinha trabalhando há algum tempo e sempre que eu passava por ali o pessoal perguntava: ‘vamos abrir logo?’, mas nós esperamos todos os detalhes estarem prontos. Não consigo descrever a sensação, mas é muito especial, não só para mim, mas para todos que se dedicaram tanto para esse momento”, destaca.