O início da semana foi marcada pela inauguração dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Balneário Gaivota, Sombrio e Maracajá. A secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Romanna Remor, acompanhada do secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, entregou as novas sedes aos municípios.

“É uma alegria poder estar aqui e testemunhar a materialização do trabalho da assistência social. Este momento marca o propósito do setor. Estes locais trarão um pouco de conforto para este lindo trabalho de amor realizado pelas equipes, que transformam as vidas das pessoas em situação de risco e vulnerabilidade”, disse Romanna, lembrando que serão no total 80 obras entregues no Estado, entre CRAS, CREAS, Centro Dia e Casa de Acolhimento.

As sedes possuem 171 metros quadrados, em construções que atendem aos padrões de acessibilidade e espaço físico compatível com o trabalho social. Os novos CRAS receberam ainda mobília e um veículo zero quilômetro do Governo do Estado. Antes funcionavam em locais alugados pelas Prefeituras, que cederam os terrenos para as construções.

Acompanhado de sua equipe e lideranças locais, o Prefeito de Balneário Gaivota, Ronaldo Pereira, agradeceu a obra entregue. "O crescimento de Balneário Gaivota nos impõe uma forte demanda nas ações dentro do Social. A contemplação da nova sede para o CRAS irá dar mais amparo para quem procura e precisa das ações que realizamos, somos gratos por esta grande obra em nosso município, que de projeto, se tornou uma realidade", disse.

O prefeito de Sombrio, Zênio Cardoso, também ao lado da equipe do CRAS e demais autoridades locais, destacou a importância da entrega do Centro. "Nossa gestão tem uma vocação ao social, tanto pelo meu ideal de fazer mais pelos cidadãos sombrienses, quanto pela vice-prefeita, Gislaine Cunha que é vocacionada ao setor. Uma obra como a do CRAS, além de ser física é também importante para dar maior comodidade às famílias que são atendidas no local. Estamos agora numa área mais isolada e mais preparados ainda para dar seguimento a estes atendimentos".

O prefeito Arlindo Rocha enfatizou a importância da prática da assistência social de forma técnica e legal, desenvolvida pela equipe da secretária Romanna Remor e agradeceu pela sede. "As novas instalações do CRAS e este investimento do governo do Estado em Maracajá permitirão que nossa equipe possa exercer com plenitude a assistência social que nossa comunidade precisa e merece, inclusive com infraestrutura adequada de acessibilidade e condições técnicas e materiais para o exercício pleno das ações do SUAS”.

Para o secretário executivo da ADR Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, é uma satisfação poder compartilhar este importante momento nos municípios do Extremo-sul. “Além destas duas obras, iremos inaugurar o CRAS de Maracajá nesta terça-feira e ainda no próximo mês o Centro de Referência de Morro Grande. Quero enaltecer o belo trabalho realizado nestas unidades de proteção social, voltados à população que vive em situação de vulnerabilidade social”, concluiu.

O gerente de infraestrutura da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, engenheiro Jocilon Coelho, que no ato representou o secretário executivo Heriberto Afonso Schmidt, enalteceu a qualidade da construção, cuja obra executada com recursos do Pacto foi fiscalizada pela ADR e supervisionada pela prefeitura.

Fonte: Assessoria de Comunicação