O município de Jacinto Machado foi palco da 1ª Etapa Regional da Mostra Científica Verde é Vida, realizada na última semana. Ao todo, oito trabalhos foram apresentados e destes, cinco classificados para a próxima etapa, que acontece em setembro, em Meleiro.

O trabalho final, estará na 19ª Expoagro Afubra, de 26 a 28 de março de 2019, em Santa Cruz do Sul. O Projeto Verde é Vida é mantido há 27 anos pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e na Amesc está há 25 anos.

O prefeito João Batista Mezzari, o Gaiola, esteve no encontro e destacou a importância do evento para reflexões voltadas à preservação e conservação ambiental, assim como para o desenvolvimento de pesquisas científicas, o que impulsiona o conhecimento. “Parabenizo a Afubra, aos professores envolvidos e aos alunos pelos excelentes trabalhos apresentados”.

Para o coordenador regional do Verde é Vida, Lédio Mota Bento, a Mostra Científica é uma oportunidade para que os alunos dividam conhecimento sobre diferentes temas. “Estamos felizes com os resultados apresentados. Todos são merecedores de representar a região na Expoagro”, considerou.

As janelas foram avaliadas por seis alunos do IFC campus Santa Rosa do Sul. O grupo escolheu os trabalhos que seguem para próxima etapa. De Meleiro foram classificados dois: “Uso de agrotóxicos na cultura da macieira”, dos alunos Fábio Orione da Silva Netto e Maiara dos Santos Scarsi da Eebm Inês Tonelli Napole e “A presença da família na escola”, das alunas Giovana Borges Machado e Gabrieli Ismael Albano, da Eebm Pref Luiz Pelegrini. E três classificados são de Jacinto Machado: “Fertilizantes e pesticidas naturais”, dos alunos Ryan da Silva e Felipe Pignatel, da Emeb Albino Zanatta; “Compostagem”, Maria Lídia dos Santos Teixeira e Evilyn Silva Paulino da Emeb Albino Zanatta e “Banana”, das alunas Renata Maia e Heloah Serafim, da Emeb Arizona.

Participaram ainda da Mostra Científica, mas não foram classificados: “Energia Solar”, das alunas Maria Eduarda Inácio Goulart e Grazieli de Souza Cantelli, da Emeb Albino Zanatta; “Caça Ilegal”, dos alunos Gregori Candeo Apolinário e Rodrigo Espanhol Padilha, da Emeb Arizona e “Meleiro colorindo a vida”, dos alunos Luiz Augusto Cardoso Moretti e Ruan Raphael Daniel, da Eebm Maria Inês Tonelli Napole.