Nesta quinta-feira, 16, o Instituto Maria Schmitt (IMAS) públicou uma nota de esclarimento devido a interditação do centro cirúrgico. A ala ficará fechada por três dias até que as exigências da vigilância sanitária sejam cumpridas.

Nota de esclarecimento

O Hospital Santo Antônio, administrado pelo IMAS, vem a público esclarecer informações distorcidas a respeitoda gestão do centro cirúrgico. O hospital possui uma história de mais de 50 anos de serviços prestados, embora tenha passado por momentos de dificuldades financeiras, sempre presou pelo bom atendimento, segurança do paciente e qualidade dos serviços prestados aos usuários. Nós últimos dois anos vem apresentando uma crescente de investimentos em equipamentos, infraestrutura e melhorias nos serviços. Fato este notório a toda população do Extremo-Sul, sendo que, hoje é um dos hospitais que mais realiza procedimentos cirúrgicos eletivos no estado de Santa Catarina.

Como procedimento padrão e de interesse do Instituto Maria Schmitt, buscamos realizar prontamente todas as adequações solicitadas pelos órgãos fiscalizadores. Porém nós causou estranheza que as notificação com as exigências da vigilância sanitária tenha sido veiculada na mídia antes mesmo de recebermos esta notificação. Pois se assim fosse já teríamos providenciado os reparos afim de regularizar o centro cirúrgico.

É comum que a cada vistoria a vigilância sanitária faça novas exigências para a adequação legislativa, e na maioria delas as são exigências de fácil resolução e que serão concluídas o mais breve possível.

Gostaríamos de frisar, que o órgão fiscalizador visualizou em situações anteriores esta realidade, assim na última inspeção, porém nunca tomou medidas tão drásticas e difamadoras como nesta ocasião. Todas as medidas necessárias para a resolução das pendências apontadas pelo órgão já foram tomadas pela instituição, o centro cirúrgico do hospital Santo Antônio será fechado hoje, quinta-feira, 16, sexta e sábado para as adequações, o que elevará o CME a nível 2, que é apropriado para hospitais de grande porte no centro cirúrgico.

A instituição irá tomar as providências cabíveis em relação aos fatos difamatórios, que tem como único objetivo causar danos a imagem da instituição.

Fonte: Instituto Maria Schmitt