Dia dos Pais chegando e muita gente já pesquisa os preços daquele presente bacana ou navega pela internet em busca de sugestões legais. Uma das vantagens de comprar online é selecionar as melhores ofertas e conferir uma infinidade de produtos à sua disposição.

E nesse sentido, há sites interessantes, como o Buscapé, por exemplo. A plataforma reúne celulares, games, eletrodomésticos e outros os itens à venda. Com o aplicativo, você confere avaliações dos consumidores, ofertas, descontos e um catálogo amplo para comparar os preços.

O app traz filtros de pesquisa e fichas detalhadas dos produtos, e o recurso pode ajudar você a negociar com o vendedor em lojas físicas por um preço mais em conta. Existem também lojas online na vibe do “Desapego”, como o Enjoei, que possui roupas, sapatos, livros e acessórios novos e usados para todos os gostos e bolsos.

Fique atento!

É importante, porém, ficar atento à própria segurança antes de comprar online. O recomendável é optar por sites conhecidos e verificar a reputação da empresa, e o que dizem os clientes sobre essa marca nas redes sociais e em sites voltados ao público.

De acordo com o gerente do suporte técnico da Contato Internet, Luiz Kindermann Neto, que também compra pela internet, o ideal é prestar atenção na avaliação dos consumidores. "Uma boa dica é procurar o Reclame Aqui. Você pode verificar se existem muitos depoimentos negativos", explica.

Esse site é um canal onde o consumidor relata sua reclamação e a empresa pode entrar em contato com ele apresentando soluções. E é uma ferramenta para o público pesquisar sobre o atendimento de lojas, prestadoras de serviço e outras marcas.

O colaborador ressalta também que é preciso ficar atento a ofertas "milagrosas", produtos com preços muito abaixo do mercado, além de sites falsos que simulam ser de empresas conhecidas. "Em uma página falsa não há muitos produtos, tem erros de ortografia", aponta.

Dicas

- Faça pesquisa de preço antecipada;

- Opte por sites conhecidos;

- Verifique os comentários de quem já comprou o produto ou mesmo sobre o site/loja;

- Converse com amigos sobre a compra.