Mais de 15 mil casquinhas para decorar a árvore da páscoa de Forquilhinha. A ação é uma parceria entre Coopera, CDL e Administração Municipal através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

De acordo com o Secretario de Cultura, Esporte e Turismo Felipe Dordete, a expectativa é que muitos visitantes passem pela Praça para conhecer e fotografar a Osterbaum. "Estamos a uma semana da Páscoa, e pela primeira vez criamos a Osterbaum, uma tradição germânica que queremos resgatar em nosso município, tendo em vista que muitas famílias já cultivam essa tradição".

No próximo sábado (31), terá um evento alusivo a Páscoa, com várias atrações, inclusive oficina para pintura em casquinha de ovos, onde as próprias crianças vão poder pendurar depois de pronto na Osterbaum" Completa.

Coleta de casquinhas

Foram em torno de 30 mil casquinhas de ovos coletadas em escolas, comércio, instituições, além de algumas compradas e que foram utilizadas na decoração da Avenida 25 de Julho, na Praça Central e em outros pontos da cidade.

De acordo com o Diretor de Turismo de Forquilhinha, Geovane Westrup a colaboração da Secretaria de educação foi bem importante, principalmente no incentivo dessa cultura para com as crianças. "Só nas escolas arrecadamos aproximadamente 7 mil casquinhas, e as crianças estavam empolgadas e agora vendo suas casquinhas na árvore vão ficar ainda mais contentes e quem sabe agora continuem com essa tradição ao longo dos anos".

A tradição da Osterbaum

A árvore da Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo. No galho são colocadas cascas de ovos coloridos, que simbolizam a alegria da vida que significa a Ressurreição do Senhor. O ovo significa ou simboliza que há vida dentro dele e dali ela brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece. Dentro do ovo está a vida. A Páscoa é Vida, Ressurreição, Esperança e Alegria, apesar da Sexta-feira Santa com a crucificação de Jesus.