O prefeito Clésio Salvaro recebeu nesta sexta-feira (9), a visita de uma comissão de autoridades de Gana. A embaixadora do país no Brasil, Abena Pokua Adompim Busia, o cônsul de Gana no Rio Grande do Sul, Willis Tarange, e o cônsul de Gana em Brasília, Samuel Cherry Lord Quashie, foram recepcionados no Paço Municipal Marcos Rovaris.

O encontro contou, também, com a presença do presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Moacir Dagostin, já que a visita tem o objetivo de fortalecer e expandir a parceria comercial entre Brasil e Gana. Atualmente, duas empresas da região mantêm relações comerciais com o país.

Neste sábado (10), será realizado um evento no Auditório Jaime Zanatta, na Acic, com a participação das autoridades ganesas, aberto aos imigrantes que vivem no município e à comunidade. Na ocasião, será comemorado o 61º aniversário da independência de Gana, bem como os três anos da Associação de Ganeses de Criciúma (Cogacri). O evento será realizado com o apoio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma (Copirc).

De acordo com o secretário de Assistência Social e Habitação, Paulo César Bitencourt, a experiência é positiva pela quantidade de imigrantes ganeses, haitianos e senegaleses que vivem em Criciúma. “É muito importante a vinda dessas autoridades para fortalecer os vínculos de imigração entre os povos, além do viés econômico, já que Gana tem relações comerciais com o Brasil, em especial na região sul”, comentou o secretário.

Fonte: Prefeitura de Criciúma - Diretoria de Comunicação