Por conta da reforma na sede, o CAM (Centro de Aprendizagem Murialdo) retorna às atividades nesta segunda-feira, 5. Enquanto a reforma do espaço não é finalizada, o Centro utilizará as salas do Colégio Murialdo para a realização das aulas. A reforma está acontecendo com o recurso que do Bazar que foi realizado com mercadorias apreendidas pela Receita Federal no final do ano passado.

As salas de aula, a cozinha, as salas de música, dança e coral, não estarão em funcionamento. Mas, nessa segunda-feira, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, atendendo em torno de 80 alunos se inicia. O programa de aprendizagem já estava em andamento.

Além da reforma, pra esse ano, as novidades estão em torno das oficinas ligadas à sustentabilidade como a produção de papel reciclado, ainda dentro dessa ideia, trabalhar também com hortas e dar continuidade a oficinas de artesanato e culinária. Há projetos também para criação de um curso de auxiliar de padeiro. “Depois vamos trabalhar o que já é rotina como postura profissional, relações interpessoais, trabalhamos também a Língua Portuguesa, Matemática, enfim”, acrescenta Mary Anne.

Mesmo com a reforma, ainda ficarão algumas questões que deverão ser mudadas mais para frente. “A nossa informática, queremos ampliar, trabalhando com as Tecnologias da Informação e Comunicação”, comenta a assistente social.

Para esse ano, segundo Mary Anne, se espera que a comunidade possa conhecer melhor o CAM, firmar mais parcerias com apoiadores, pretende-se também abrir mais campo de trabalho para os estudantes, ampliando também as atividades, assim como tem sido feito com o espaço físico. “Projetos nós temos, queremos mostrar que o CAM desenvolve um trabalho legal com os adolescentes e familiares. Queremos produzir mais projetos de geração de renda pensando nas famílias, que é necessário”, finaliza.

Recurso da Reforma

A Alama (Associação dos Leigos e Amigos de Murialdo), através de um Projeto encaminhado a Receita Federal, conseguiu as mercadorias apreendidas para a realização do Bazar. Esse recurso está sendo repassado de forma integral ao CAM, através da reforma e materiais necessários para o funcionamento do Centro e finalização da Padaria do CAM.

Mesmo com a reforma, o Colégio Murialdo ainda continuará disponibilizando da estrutura para a realização de algumas atividades. “O CAM é um Projeto Social do Murialdo, mas atende adolescentes de escolas públicas”, conclui a assistente social.

Fonte: Assessoria de Comunicação