A entrada no mercado de trabalho é um grande aprendizado para um estudante. E o caminho percorrido pelo aluno até conseguir uma vaga não é fácil devido à concorrência e, muitas vezes, ao número reduzido de oportunidades.

No entanto, há iniciativas que auxiliam quem está à procura de trabalho. Por meio do Centro de Integração Empresa-Escola de Santa Catarina (CIEE), estudantes são encaminhados às empresas parceiras que possuem oportunidades disponíveis, ou via Programa de Estágio ou Jovem Aprendiz.

Na Contato Internet, o estagiário Brian Constantino Flausino já atuou no setor operacional e agora está no financeiro da empresa. Para o rapaz, essa experiência do dia a dia é uma grande oportunidade.

"Atendo clientes e respondo as perguntas das pessoas”, explica o jovem, que vai para o 2º ano do Ensino Médio neste ano e estuda na Escola de Educação Básica de Araranguá, conhecido também por Colégio Estadual.

Brian pretende, futuramente, cursar faculdades nas áreas financeira ou de Recursos Humanos, e deseja estudar em Portugal, também para aprimorar o Inglês.

Além do estudante, o aluno da 5ª fase do curso de Direito da Faculdades Esucri, Vandrey Januário, está trabalhando na empresa com Análise de Crédito, por meio do Programa Jovem Aprendiz.

“É bom, é um ambiente bem tranquilo, o pessoal é bem envolvido; e tenho muito o que aprender!”, conta o jovem, que tem como meta profissional se tornar professor. “Pretendo, por um tempo, seguir carreira de advogado, mas o meu objetivo mesmo é dar aula em universidade”, revela.

Henrique Eckert Portal é outro jovem aprendiz que ingressou pela primeira vez no mercado de trabalho na Contato. O rapaz também trabalha com Análise de Crédito na empresa e diz gostar bastante do ambiente e dos colegas. Até então o estudante cursava Engenharia Civil na Unesc, mas pretende migrar de curso. Administração e Jornalismo estão entre as preferências do jovem, que já faz projeções para o futuro.

“Penso que, se não seguir uma profissão mais linear, pretendo abrir meu próprio negócio”, revela.

Disposição é um dos pontos positivos do perfil dos jovens

Para o responsável pelo Departamento Pessoal da Contato, Diogo da Silva, o estagiário ou jovem aprendiz possuem características atrativas para os empregadores, como disposição e postura positiva no cotidiano do serviço. “Às vezes, você contrata um funcionário e ele traz vícios da outra empresa, e muitas vezes, é difícil mudar”, explica.

E esse é um grande “empurrãozinho” na caminhada profissional desses novos trabalhadores. “É uma forma de você dar oportunidade para os jovens, testar e descobrir novos talentos”, ressalta o colaborador.

Mais sobre o Programa Jovem Aprendiz

O Jovem Aprendiz é um programa criado para o cumprimento da Lei 10.097/00, que estabelece cota obrigatória para a profissionalização de adolescentes e jovens na própria empresa.

Como funciona?

O CIEE compartilha com as empresas a implantação do programa de aprendizagem, oferecendo capacitação, avaliação periódica, acompanhamento com o gestor na empresa e com a família. Também pode exercer o papel de contratante, fazendo registro na CTPS, folhas de pagamento e administrando benefícios. Ao final do curso confere o certificado de aprendizagem profissional aos jovens.

Quem pode ser aprendiz?

Jovens com idade entre 14 e 24 anos.

Mais sobre o Programa de Estágio

Conforme as diretrizes legais estabelecidas pela Lei 11.788/2008, o CIEE promove oportunidades de estágio de interesse curricular, obrigatório ou não, podendo ser realizados por estudantes regularmente matriculados e frequentando cursos da rede de ensino público e privado, do Ensino Médio, da Educação Profissional, do Ensino Superior e da Educação Especial.

Os estágios podem ser realizados junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado e aos profissionais liberais, sempre sob a responsabilidade e coordenação da instituição de ensino.

Requisitos:

· Ter matrícula e frequência regular em instituição de ensino da rede pública ou privada, do nível médio, técnico profissional, superior ou educação especial;

· Idade: a partir de 16 anos.

Mais informações sobre a Contato no site - http://www.contato.net.

Fonte: Texto e fotos: jornalista Vanessa Irizaga/Jornalismo e Marketing Contato Internet.