Na manhã desta quarta-feira, 1º de novembro, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo realizou a limpeza e desobstrução do acesso à Praia dos Molhes.  Durante o período de inverno, o efeito de chuvas e vento faz com que a areia das dunas se espalhe sobre a passarela e os demais acessos existentes, fechando novamente as entradas às praias. Com isto, é necessário fazer a manutenção para a chegada da temporada de verão.

Servidores da Secretaria destacam a importância destes acessos bem definidos para pedestres, pois evitam que as pessoas acessem a praia por cima das dunas de forma deliberada, causando um impacto ambiental muito grande ao ecossistema local. Segundo a secretária Eliana Machado, "todo o trabalho foi realizado com licenciamento ambiental, respeitando o plano de manejo de dunas e as diretrizes dos técnicos ambientais da Secretaria".

A Diretora de Licenciamento Ambiental, Fernanda Brocca, alerta que haverá agora a fixação do local com a técnica de galhação, que consiste na disposição de galhos no local para fixar a areia e preparar  o solo para o plantio de margarida-das-dunas, uma espécie vegetal típica do litoral norte. Também será realizada a desobstrução do canal de drenagem pluvial da Praia Grande.

Fonte: Assessoria de Comunicação.