Uma das doenças que mais assombra a população está prestes a ser combatida de maneira menos invasiva e mais eficiente. Trata-se do método Stretta que atua contra o refluxo e promete trazer resultados realmente surpreendentes.

Ainda muito recente no Brasil - o treinamento para aplicação do método ocorreu há apenas duas semanas - o tratamento já é disponibilizado na região do Extremo Sul Catarinense. O Hospital São Judas Tadeu, de Meleiro, é pioneiro na prática, que é aplicada pelo médico gastrocirurgião e endoscopista Rafael Osterman.

Segundo ele, o Stretta é um procedimento não cirúrgico - sem incisões no abdômen - que trata, através da aplicação de ondas de radiofrequência, a causa principal do refluxo - o músculo fraco entre o esôfago e estômago. "O método tem demonstrado reduzir o refluxo ácido reduzindo os sintomas, eliminando ou diminuindo a necessidade de uso de omeprazol e similares e melhorando a qualidade de vida do paciente", explica.

Ainda conforme o médico, o procedimento dura de 30 a 45 minutos e é feito em apenas uma sessão, em caráter ambulatorial.

Para as pessoas que têm refluxo, o tratamento representa uma nova forma de vida. "Os estudos científicos têm mostrado controle altamente eficaz da doença, com 86% dos pacientes sem necessidade de medicação em quatro anos, 75% em oito anos e 70% em 10 anos, com índice de satisfação com o tratamento de 93%", destaca.

O procedimento já está sendo realizado no São Judas Tadeu. Para maiores informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (48) 3537-8600

Saiba quem pode ser submetido ao procedimento:

"Os pacientes com refluxo devem ser submetidos a avaliação especializada para definir se são candidatos ou não nao ao Stretta", explica Osterman.

Candidatos:

- pacientes que não respondem completamente aos medicamentos antiácidos - dependentes!

- pacientes preocupados com uso prolongado e efeitos colaterais dos antiácidos;

- pacientes que desejam evitar a cirurgia antirefluxo;

- pacientes que apresentam sintomas respiratórios do refluxo (asma, tosse)

- pós-operatório de cirurgia bariátrica (Sleeve) com refluxo severo.